17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Empresa sulcroalcooleira é autuada em R$ 20 mil por destinação ilegal de embalagens de agrotóxicos

01/11/2014 09h46 – Atualizado em 01/11/2014 09h46

A fiscalização aconteceu em Anaurilândia, onde os policiais militares de Batayporã constataram que a empresa deixava as embalagens de agrotóxicos expostas a céu aberto

Assessoria

Policiais Militares Ambientais de Batayporã realizavam fiscalização ontem (31) em uma empresa produtora de açúcar e etanol, localizada às margens da rodovia MS 276, a 20 quilômetros da cidade de Anaurilândia, e encontraram embalagens de agrotóxicos armazenadas a céu aberto, expostas diretamente ao solo, nas proximidades da lavoura onde eram aplicados os produtos perigosos, com riscos de contaminação.

O armazenamento do produto perigoso contrariava as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos.

A empresa foi notificada a tomar as providências para a destinação adequada dos resíduos perigosos. A PMA também confeccionou um auto de infração administrativo contra a autuada e arbitrou multa de R$ 20.000,00.

PUNIÇÃO

Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos.

Se condenado, poderá pegar pena de um a quatro anos de reclusão.

(*) Com Assessoria de Comunicação PMA/MS

Após o uso dos agrotóxicos nas lavouras, as embalagens eram jogadas na área, a céu aberto (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.