20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Escola do Sesi de Três Lagoas se classifica para a etapa estadual da Olimpíada de Robótica

06/08/2018 09h02

Além de Três Lagoas, Corumbá e Aparecida do Taboado também se classificaram

Redação

As escolas do Sesi de Corumbá, Três Lagoas e Aparecida do Taboado dominaram o pódio da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2018 e, após as provas deste sábado (04), foram classificadas para a próxima fase da competição, que será realizada de 23 a 25 de agosto, em Campo Grande (MS). A exemplo da etapa regional, a etapa estadual da OBR será gratuita e aberta ao público de todas as idades, que poderá acompanhar as emocionantes disputas entre robôs de verdade, avaliações dos jurados e ver de perto como os alunos preparam cada robô para a competição.

No próximo sábado (11), a etapa regional da OBR será realizada em Dourados (MS), na Escola do Sesi, a partir das 8 horas, com a participação de competidores de Maracaju, Naviraí e Ponta Porã. “Aprender a programar, ler algoritmos, se deparar com problemas e encontrar soluções. Tudo isso faz parte da rotina de quem lida com a robótica, área que hoje é considerada estratégica para a indústria e que, desde os primeiros passos, faz parte da grade curricular da rede de escolas do Sesi”, afirmou a analista de educação do Sesi, Glaucia Campos.

Para a analista, a participação na OBR 2018 é resultado da preparação constante dos alunos das escolas do Sesi para serem futuros profissionais capacitados para atuar na nova era da indústria. “A robótica é um caminho importante e lúdico para desenvolver estudantes. Aquele aluno que se desenvolve na robótica está apto a entrar no universo da Indústria 4.0”, concluiu o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla. “Essa é uma área fundamental para a formação profissional, por várias razões. A primeira delas é pelo desenvolvimento do raciocínio dos alunos em ciência e tecnologia”, acrescentou.

Pontuação

Neste sábado, times de escolas públicas e privadas de todo o Estado foram divididos por idade para competir no nível I (5º ao 8º ano do Ensino Fundamental) e nível II (do 9º ano ao Ensino Médio e Técnico) se enfrentarem em provas que envolvem ultrapassar obstáculos, resgatar objetos e concluir trilhas, tudo isso com robôs construídos pelos próprios alunos. Em Corumbá, os times da Escola do Sesi obtiveram a maior pontuação entre as 20 escolas que disputaram as provas e dominaram o pódio do nível II.

As equipes One Shot, Yin-yang e H.A.F.A. receberam as medalhas de ouro, prata e bronze, mas somente as duas primeiras chegarão à etapa estadual, já que somente dois times de cada regional avançam no torneio a cada fase. Já a Escola do Sesi de Três Lagoas foi medalha de prata do nível II, com a equipe Tera Robotic’s Prime, resultado que também garantiu vaga no estadual, enquanto o time Alphadroid, da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, também obteve a mesma colocação, só que no nível I, e disputará a próxima fase.

A Escola do Sesi de Campo Grande também participou da OBR neste sábado com dois times, o Lego Jedi e o Mixers, que não se classificaram para a etapa estadual. Capitão da equipe campeã da regional de Corumbá, a One Shot, o aluno Victor da Silva Luciano destacou a evolução do time em relação ao torneio anterior. “Essa vitória nossa mostra que tivemos uma evolução em relação ao ano anterior, quando ficamos em 2° lugar. Se não fosse o apoio, aulas de robótica e treinamento constante que recebemos não passaríamos por essa evolução”, comemorou.

Da Escola de Campo Grande, o capitão do Lego Jedi, Pedro Henrique Moreira de Araújo, acredita que, mesmo sem a classificação, o aprendizado obtido com a participação nos torneios de robótica é o que vale. “Com a robótica aprendemos a enxergar as coisas de outras formas, pensar fora da caixa, valorizar o trabalho em equipe e sempre aprender com os erros. Nosso robô está melhor, com uma programação melhor, e a lição que fica é essa, de avaliar onde estamos errando para crescer cada vez mais”, acreditou.

(*) Assessoria de Comunicação

No próximo sábado (11), a etapa regional da OBR será realizada em Dourados (MS), na Escola do Sesi, a partir das 8 horas (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.