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sexta-feira, 19 de abril de 2024

Escola Municipal de Três Lagoas realiza segunda formação continuada sobre a BNCC

21/05/2018 13h52

Mestre e professora da UFMS abordou tema com aproximadamente 45 professores da Unidade

Redação

Aproximadamente 45 professores da Escola Municipal “Eufrosina Pinto” de Três Lagoas participaram do 2º encontro de formação continuada sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Direção pediu para que a Mestre e professora Ana Laura Teixeira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) explanasse o assunto.

Segundo a Diretora, Nádia da Silva Lima, “a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) sugeriu a nós que trabalhássemos sobre o plano da BNCC e ao sabermos do trabalho da professora Ana Laura pedimos que ela viesse aqui conversar com nossos professores”, disse.

Na formação foram trabalhados temas como as dez competências da BNCC tendo como respaldo a legislação e o CHA (Competência, Habilidade e Atitude) da BNCC. “A professora nos explicou de uma maneira fácil e próximo a nossa realidade como a BNCC funcionará na prática na Educação Infantil. Isso só fortaleceu o comprometimento de todos com a causa, animando todos com o projeto”, afirmou.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, com a elaboração e implementação de currículos das redes públicas, privadas, urbanas e rurais. Desta forma, a BNCC poderá ajudar a melhorar a qualidade do ensino em todo o Brasil, contribuindo para promover a equidade educacional.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades, que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base Curricular soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

O documento – Proposta Curricular – deverá estar pronto em 2019 para ser aplicado nas escolas no início de 2020.

(*) Assessoria de Comunicação

Mestre e professora da UFMS abordou tema com aproximadamente 45 professores da Unidade (Foto/Assessoria)

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