23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Escolas de Três Lagoas aderem à Greve Nacional da Educação

15/03/2017 09h24

Não houve aula nesta quarta-feira, em razão do apoio à mobilização nacional dos educadores em relação à nova Reforma da Previdência

Patrícia Miranda

Na manhã desta quarta-feira (15), as frentes das escolas ficaram sem movimento tanto de estudantes, professores ou prestadores de serviços. A explicação é a “Greve Geral Nacional da Educação”, onde foi estipulada a data de hoje e Três Lagoas também aderiu. A equipe do Perfil News esteve na Escola Municipal Professor Ramez Tebet, onde papéis informavam que o dia era de reivindicações.

De acordo com a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), durante coletiva de imprensa na tarde de ontem (14) em Campo Grande, a entidade de classe afirmou que é uma batalha contra a Reforma da Previdência. Roberto Magno Botareli Cesar que é o atual presidente da Fetems disse que os trabalhadores na área da educação serão os principais atingidos com a reforma. “A Federação irá paralisar as atividades das escolas públicas de MS por tempo indeterminado e somar na luta contra os retrocessos da Reforma da Previdência, principalmente porque os trabalhadores e mais ainda as trabalhadoras em educação serão grandes atingidas, principalmente com o fim da aposentadoria especial do magistério e o ato de igualar o tempo de serviço de homens e mulheres”, disse.

Em Nova Alvorada do Sul, conforme publicação na página do Facebook da Fetems, a paralisação foi na BR-163 com a BR-267, onde houve bloqueio da rodovia com pneus.

Em Campo Grande, a concentração foi na Praça Ary Coelho, onde contou com cartazes e carros de som.

Conforme a Fetems, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 287/16 vai contribuir com o aumento das desigualdades no Brasil e em pouco tempo haverá um país com alguns ricos e milhões de pobres. “A Reforma da Previdência vai fazer com que os trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos trabalhem até morrer, contribuam mais com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ganhem menos na aposentadoria. O governo quer, ainda, por meio da Desvinculação de Receitas da União (DRU), desviar os recursos das contribuições para usar livremente em outras áreas”, menciona material divulgado no site da entidade.

Uma nota foi publicada no site, onde explica sobre o golpe da Reforma da Previdência, de acordo com a Fetems.

• Para conseguir uma aposentadoria de 100% do salário de benefício, o trabalhador terá que contribuir com o INSS durante 49 anos e ter idade mínima de 65 anos. A regra vale para homens e mulheres. Portanto, seu (a) filho(a) terá que começar a contribuir aos 16 anos de idade.

• O tempo mínimo de contribuição para se conseguir o direito à aposentadoria passa de 15 para 25 anos para homens e mulheres.

• A proposta de Reforma da Previdência também muda a aposentadoria dos servidores públicos. A idade mínima também será de 65 anos para homens e mulheres e mínimo de 25 anos de contribuição. A alíquota de contribuição da categoria passa de 11% para 14%.

• A aposentadoria especial dos (as) professores(as) também é alterada. Ninguém poderá aposentar com idade inferior a 55 anos e pelo menos 20 anos de contribuição.

• Os dependentes de pensão por morte também ficam com direitos reduzidos, o cônjuge só receberá 50% do salário de benefício, e menores de 21 anos receberão 10%. As regras valem para trabalhadores do setor privado, servidores públicos e políticos.

• O trabalhador rural perde a garantia de segurado especial e passa a contribuir com a Previdência pagando alíquota estimada de 5%. As regras da idade mínima de 65 anos para homens e mulheres e mínimo de 25 anos de contribuição também vale para a categoria.

• A aposentadoria por invalidez só será concedida ao segurado que sofrer acidente de trabalho.

Na Escola Municipal Professor Ramez Tebet papéis informavam que não haveria aula e retornariam amanhã (16) ao ritmo normal, devido à Greve Nacional. (Foto: Patrícia Miranda)

Carta direcionada aos pais dos alunos, fixada na porta de entrada da Escola Municipal Professor Ramez Tebet em Três Lagoas. (Foto: Patrícia Miranda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.