27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ex-prefeito Issam Fares e seu legado para Três Lagoas

02/08/2014 12h24 – Atualizado em 02/08/2014 12h24

Conhecido por sua proximidade com o povo, Issam Fares abriu as portas para o desenvolvimento da cidade e recebeu em seu governo, as primeiras grandes fábricas de Três Lagoas

Larissa Lima e Ricardo Ojeda

Na manhã deste sábado (2), Três Lagoas está de luto pela morte do ex-prefeito Issam Fares, que governou a cidade por dois mandatos. Fares havia sido internado no Hospital Municipal nesta semana, em decorrência de complicações respiratórias.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Eleito prefeito de Três Lagoas em 1997, com apoio maciço da população, Fares foi um dos incentivadores do desenvolvimento do município, que teve pelas mãos do ex-chefe do Executivo, as portas abertas para o crescimento exponencial pelo qual a cidade passou.

Uma das primeiras fábricas de grande porte a se instalar na cidade, sob o seu comando, foi a Mabel. Outro destaque foi a chegada, com direito a carreata, da já extinta fábrica de tecido Nellitex, que iniciou as operações na cidade em novembro de 2000.

GABINETE POPULAR

Uma das suas características mais marcantes durante sua trajetória política, em especial nos quatro primeiros anos que governou Três Lagoas, foi sua proximidade com o povo. Issam Fares montou na Prefeitura, na antiga sede em frente à Praça Ramez Tebet, um Gabinete Popular. Diariamente, durante duas, três horas, o ex-prefeito era encontrado em uma mesa logo na entrada do prédio, onde fazia os despachos e atendia aos pedidos da população, com ajuda do já falecido ex-assessor de Comunicação Nilo Capelo.

Homem simples e trabalhador, Fares almoçava todos os dias junto com os servidores do Departamento de Obras e Serviços, onde também recebia empresários e funcionários para reuniões.

Após o brilhante mandato, Fares foi reeleito em 2001 e comandou Três Lagoas até 2004. Porém, a administração no segundo mandato sofreu grande declínio, perdendo aprovação da população e apoio político. Fares foi sucedido por Simone Tebet, em 2005.

HISTÓRIA

Nascido no Líbano em 1945, Issam Fares mudou-se para o Brasil em 1948. Em 1974, naturalizou-se brasileiro e em 19 de agosto do mesmo ano passou a residir em Três Lagoas.

O médico ginecologista e obstetra formado pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu – SP, deixou a Cidade das Águas em 1984 com destino à cidade de Vilhena – RO, onde foi exercer sua profissão.

Fares foi casado com Isabel Galvani Guidio, com que teve três filhos: Issam Junior, Iamani e Idris.

LUTO

Com exclusividade ao Perfil News, a Prefeita Marcia Moura informou de Goiânia, que decretará luto oficial de três dias em decorrência da morte do ex-prefeito.

O corpo será velado na Câmara Municipal de Três Lagoas, a partir do meio dia.

Confira abaixo algumas fotos do arquivo do jornalista Ricardo Ojeda passagens que marcaram os dois mandatos do ex-prefeito de Três Lagoas

Equipe administrativa do ex-prefeito Issam Fares durante seu primeiro mandato que deu início à industrialização do município (Foto: Arquivo/Ricardo Ojeda)

O corpo do ex-prefeito Issam Fares ainda não chegou ao salão da Câmara de Vereadores, mas local começa a receber coroas de flores onde seu filho Issam Fares Junior recepciona os amigos e familiares (Foto:  Edivelton Kologi)

Amigos e familiares já começam a chegar ao salão da câmara de vereadores onde o corpo do ex-prefeito será velado ( Edivelton Kologi)

No primeiro mandato o ex-prefeito tinha proximidade com a população e fazia questão de participar das solenidades de lançamento de obras (Foto: Arquivo/Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.