20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Família pede ajuda para cuidar de bebê que nasceu com malformações múltiplas em MS

22/11/2017 08h35

Erick, de 5 meses, nasceu sem os lábios, pálpebras invertidas, sem musculatura abdominal e com testículos internos.

Redação

Erick tem apenas cinco meses, apesar do pouco tempo vida, já passa por ínúmeras dificuldades por causa das malformações múltiplas que tem. O bebê nasceu sem os lábios, com pálpebras invertidas, sem musculatura abdominal, bacia exposta, coluna torta, testículos internos, mãos, pés, orelhas e nariz mal formados.

Todos esses problemas exigem muito da família. Por falta dos lábios, Erick se alimenta por meio de sonda. O equipamento também é usado para que ele urine, já que não possui órgão sexual externo. Devido aos olhos, que não fecham, a mãe Poliana precisa colocar colírio de meia em meia hora. A partir das 20h ela aplica um gel para que a criança durma sem que haja ressecamento.
“Ele já passou por quatro cirurgias. A primeira ele fez com cinco dias de vida para fazer os dois buraquinhos na barriga dele para que ele pudesse fazer xixi. Com uns dois meses abriram a barriguinha dele para fazerem uma biópsia para saber qual o sexo. Foram duas plásticas para reconstituir os lábios, mas não deram certo porque ele não tem a musculatura facial”, contou a mãe Poliana Pontes de Oliveira.

O que dificulta a situação são os cuidados com a criança, que exigem gastos que vão de coisas simples como leite para a alimentação até o tratamento, que envolve acompanhamento médico especializado. O gasto, de acordo com a mãe, está fora das possibilidades do orçamento da família.

Familiares e amigos resolveram fazer uma campanha na internet para arrecadar dinheiro. “Depois que eu saí eu não consultei mais com a cirurgiã pediátrica. São trezentos reais a consulta. E nós não temos condições de pagar. E ela falou que só dá para operar ele com um ano e meio para colocar os testículos no lugar. Esperamos receber ajuda para as cirurgias dos olhos e boca. Dia vinte e nove eu tenho uma consulta marcada com cirurgião”, contou.

Por outro lado, a família tem recebido boas notícias. Pessoas comovidas com a mobilização começaram a ajudar, de acordo com Poliana. “Eu tenho recebido bastante doação de leite e colírio.” Uma boa notícia que os familiares receberam é a respeito do desenvolvimento neurolófico do pequeno Erick. “A vida dele, neurológica, vai ser normal. É uma criança normal

(*) G1.COM

Foto usada em campanha na internet para ajudar Erick (Foto: Reprodução/Facebook)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.