21.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Feira de Ciências do Colégio Exitus de Três Lagoas propicia a visitantes despertarem sensações

24/09/2016 12h14

Alunos do Ensino Fundamental e Médio foram divididos em 42 grupos com o total de 270, que ao final os dois mais votados teriam direito à premiação e benefícios

Patrícia Miranda

“Tive a impressão que iria cair, tive nojo e até um pouco de medo porque não podia ver o que acontecia”, lembrou a estudante de 10 anos, Isabele Lima, ao participar da sala de sensações, neste sábado (24) na 10ª Feira de Ciências do Colégio Exitus de Três Lagoas.

O pátio e salas de aula foram escolhidas para que os alunos demonstrassem os projetos de ciência. De acordo com o coordenador pedagógico, Thiago Macedo, crianças e adolescentes estavam distribuídos em 42 grupos. “Esse ano conseguimos reunir 270 alunos, do fundamental 2 e até o Ensino Médio, do período diurno. Como a feira acontece há dez anos, queremos resgatar os valores da escola que se perderam com o tempo e principalmente instigar esses jovens”, disse.

O coordenador explicou que a escolha dos temas não foi aleatória. “Buscamos utilizar todas as ciências e de cada área foram selecionados cinco temas e eles escolheram as que mais agradariam. Após isso, percebemos que eles se empenharam e percebíamos a felicidade, euforia e expectativa, principalmente às vésperas”, informou.

PREMIAÇÃO

Cada grupo tinha o papel de explicar aos visitantes sobre os temas específicos. Após a conclusão, os alunos entregavam números em papéis para que ao final depositassem em uma urna os que mais gostaram, pois haveria uma eleição. “Todos os grupos receberam números para que as pessoas votassem nos que mais chamaram à atenção. Os dois mais votados receberão medalhas e um ponto na média em três disciplinas”, afirmou o coordenador pedagógico, Thiago Macedo.

PROJETOS

Diversos assuntos foram apresentados pelos alunos, como o uso de cigarros, internet, teoria da conspiração, sentidos humanos, sensacionalismo, dança, maquiagem, gastronomia, som (disco de vinil), cadeia alimentar, sustentabilidade, homossexualidade, modos de tortura e etc.

“Com os olhos vendados, as pessoas ficam com medo e para atiçarmos os seus sentidos passam por testes. O que poderia ser óbvio para nós com a visão, para eles não é, e erram. Eles andaram como se fosse uma ponte, só que mexemos com o psicológico das pessoas e elas travam. Cerca de 50% acertam os obstáculos e objetos do nosso percurso como limão, espuma, banana, amido de milho, farinha, água e pedaços de pau”, afirmou João Vitor do 3º Ano, junto com ele, João Vitor, Felipe Gonçalves e Vitor Guerra chamaram à atenção dos visitantes, onde uma fila de curiosos queria conhecer o que havia na sala escura.

Com o tema relacionado ao cigarro, as alunas do 3º Ano do Ensino Médio, Laura Delamare, Richelle Briancini, Evellen Monteiro e Eduarda Wener explicaram sobre a história de um dos principais causadores de mortes por ano no mundo. “No Brasil, a primeira fábrica foi datada em 1874, por José Francisco Correio, no entanto a cultura foi trazida pelos europeus”, contou Laura. O grupo contou que entre 1989 a 2010 caiu para 46% a compra de cigarros no Brasil e o principal motivo é o acréscimo de impostos para o comprador, assim como quem é fumante tem a vida reduzida em até 13 anos e que pode causar aos seus adeptos aneurismas, menopausa precoce, câncer de bexiga, pulmão, próstata e entre outros.

A Internet foi retratada, assim como seus benefícios e malefícios. “Ela pode aproximar as pessoas, no entanto há quem se aproveita da rede mundial de computadores para praticarem crimes. É possível faturar como é o caso do Youtube, onde quem possui um canal com mais de 10 mil inscritos pode receber uma ajuda com o uso de visualizações”, disse uma aluna.

As alunas da 7ª Ano, Layane Cristiana e Gabriela Rocamora apresentaram sobre os escorpiões e trouxeram os animais para a feira. “Temos que tomar muito cuidado, pois eles podem se esconder em entulhos e até dentro de nossos sapatos”, alertou Gabriela. Já Layane comentou que caso o animal peçonhento pique o ser humano é necessário lavar bem e ir para uma unidade de saúde com urgência.

“Nosso trabalho é para mostrar às pessoas que nem tudo que está na internet é verdade, é necessário procurar uma fonte segura e que essas informações falsas podem prejudicar terceiros”, explicou Karison Ferreira do 2º Ano com o grupo intitulado “Jornal Sensacionalista”, que apresentou cases de notícias inverídicas.

Os escorpiões foram levados para a feira para ilustrarem as explicações. De acordo com as alunas Layane Cristiana e Gabriela Rocamora, os animais vieram do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). (Foto: Patrícia Miranda)

De olhos vendados, os visitantes puderam experimentar uma sala que aflorava a percepção das sensações. (Foto: Patrícia Miranda)

Feira de Ciências do Colégio Exitus de Três Lagoas propicia a visitantes despertarem sensações

Feira de Ciências do Colégio Exitus de Três Lagoas propicia a visitantes despertarem sensações

Junto com os números, os alunos distribuíam

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.