32.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Fibria apoia certificação de 19 micro e pequenas empresas de Três Lagoas (MS) no Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF)

27/04/2017 09h53

Certificação garante modernização nos sistemas de gestão, oferecendo a empresas de diversos segmentos maior competitividade nos negócios

Da Redação

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, participa nesta quinta-feira (27), do sexto evento de certificação das empresas que fizeram parte do Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores de Três Lagoas (PQF-Avançado). Nesta edição, 19 empresas receberão a certificação.

Em seis anos, 166 empresas locais já foram certificadas no PQF. “É nítida a evolução das empresas fornecedoras. Esta visibilidade é observada em termos de crescimento, faturamento, geração de emprego e qualidade no atendimento. Outro ponto importante é o fortalecimento das cadeias produtivas, já que as compradoras beneficiam-se de toda qualidade gerada pelo PQF”, diz o coordenador do Comitê Gestor do PQF Avançado e gerente de Suprimentos da Fibria, Paulo Edson Martins Vieira.

Das 166 empresas certificadas, 76% prestam ou já prestaram serviços para a Fibria. Na lista estão empresas de diferentes segmentos e, de acordo com o comitê gestor do programa, a maioria dos participantes trabalham na área de metal mecânico.

Michelli Menegueli da Silva é diretora da Reciclagem Alvorada, empresa do setor de gerenciamento de resíduos. Há sete anos ela trabalha como fornecedora de grandes indústrias e, este ano, receberá a certificação. “Foi um período de grande aprendizado e conhecimento adquirido, que já está sendo colocado em prática. Nossa empresa atua no ramo ambiental e quanto mais transparência tivermos mais credibilidade agregaremos ao nosso negócio”, diz Michelli.

Para o coordenador da Unidade de Desenvolvimento Empresarial do IEL, Hugo Bittar, o PQF consolidou-se na região de Três Lagoas, cidade considerada por ele como principal polo industrial do Estado, pois garante a qualificação dos fornecedores e traz desenvolvimento para a economia local. “As empresas ganham competitividade e há maior redução dos custos de produção. A tudo isso soma-se também o aumento da eficiência no fornecimento”, completou Bittar.

Inscrições abertas

As inscrições para novas empresas que desejam obter a certificação do PQF já estão abertas, com encerramento previsto para o dia 5 de maio. Podem participar empresas de Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e região.

Mais informações podem ser obtidas no IEL Três Lagoas – Novo SESI, pelo telefone: (67) 3919-2151, ou em Campo Grande pelo telefone: (67) 3044-2126.

Sobre o PQF

O programa foi implantado em 2010, por uma iniciativa da Fibria em parceria com outras empresas âncoras e com o apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do SEBRAE/MS. Além disso, também integraram o Comitê do PQF as empresas Sitrel, Bemis e as prefeituras de Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo.

No início, com o chamado PQF Básico, as empresas eram certificadas quanto a legalidades fiscais, trabalhistas, ambientais e de saúde e segurança do trabalho. A partir de 2010, observou-se que havia a necessidade da implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF:2008), norma criada pelo Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor), apoiado pela Fibria no Espírito Santo, baseada na norma ISO9001:2008, que inclui um requisito de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas e 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em Fibria

(*) Assessoria Fibria

O coordenador do Comitê Gestor do PQF Avançado e gerente de Suprimentos da Fibria, Paulo Edson Martins Vieira, durante discurso na edição de 2016.(Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.