21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Fibria assina termo de posse do Terminal de Macuco, no Porto de Santos

29/09/2016 16h49

Empresa de celulose assume oficialmente a área STS07, arrematada em leilão realizado na BM&F Bovespa em dezembro do ano passado

Assessoria

A Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, assinou hoje o termo de posse do Terminal de Macuco, no Porto de Santos (SP), voltado a celulose, papel e carga geral. A Fibria conquistou o direito de usar o terminal ao sair vencedora do leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2015, com lance de R$ 115,047 milhões.

O Terminal de Macuco (lote STS07) tem uma área total de 33 mil metros quadrados divididos em dois espaços, um com 20.900 metros quadrados e outro com 12.100 metros quadrados. O prazo de concessão da área para a Fibria é de 25 anos, com capacidade de embarque de 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano.

A assinatura do termo de posse foi realizada na sede da Secretaria de Portos (SEP), em Brasília, pelo Ministro de Estado dos Transportes, Portos e Aviação Civil Substituto, Fernando Fortes Melro Filho, pelo diretor-geral da Antaq, Adalberto Tokarski, e por representantes da Fibria.

“Com a entrega do terminal, iniciaremos o projeto de reforma da área de acordo com Projeto Básico de Implantação, já entregue à Secretaria Especial de Portos, com investimento de cerca de R$ 160 milhões. Nossa expectativa é de iniciar a operação do terminal a partir do segundo semestre do ano que vem”, diz Giacomin.

SOBRE A FIBRIA

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso.

A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em Fibria.

(*) Fibria | MS

A Fibria conquistou o direito de usar o terminal ao sair vencedora do leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2015. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.