17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Filtros dos gases de exaustão da Caldeira de Recuperação pesam mais de 2 mil toneladas

13/01/2017 14h58

Filtros dos gases de exaustão da Caldeira de Recuperação pesam mais de 2 mil toneladas

A Fibria divulgou nesta sexta-feira (13) a décima quinta edição do “Boletim Online Direto da Obra”. Informativo direcionado ao andamento do Projeto Horizonte 2 em Três Lagoas

Assessoria

Para o funcionamento de uma das maiores caldeiras de recuperação do mundo, é preciso peças que correspondam a tal magnitude. Um deles é o precipitador eletroestático, que funciona como um filtro, deixando limpos os gases exauridos da caldeira. Essa peça é dividida em quatro módulos, cada um com 14 metros de altura e o mesmo de largura e comprimento. Também impressionam as 2.050 toneladas dessa peça completa.

Você Sabia?

O precipitador eletroestático completo pesa quase o dobro da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Projeto Horizonte 2 terá oficina para atender complexo industrial

Para aumentar a eficiência nas suas operações e reduzir os impactos ambientais, a Fibria busca o constante aprimoramento em seus processos para garantir excelência operacional e a conservação do meio ambiente. Para isso, o Projeto Horizonte, construção da segunda linha de produção de celulose da Fibria em Três Lagoas (MS), terá uma oficina de provedores dentro de complexo industrial para atender todas as áreas e setores.

Serão oferecidos pelas empresas parceiras diversos serviços como de carpintaria, pintura, laminação em fibra de vidro, isolamento térmico e entre outros. Com a proximidade da fábrica, manutenções corretivas e preventivas ganham agilidade, além de assegurar o cumprimento aos requisitos de qualidade e segurança exigidos pela Fibria. A área total destinada para oficina é de 2.500,00 m², o que equivale a uma volta na Lagoa Maior em Três Lagoas, principal cartão postal do município.

Turbogerador do Projeto Horizonte 2 pesa 150 toneladas

A Fibria é autossuficiente em produção de energia elétrica, pois produz sua própria energia a partir da queima da biomassa e disponibiliza o excedente para o sistema elétrico brasileiro. E para gerar a energia para segunda linha de produção de celulose da Fibria em Três Lagoas (MS), serão instaladas turbinas e geradores de alta tecnologia em relação aos demais em operação no Brasil, permitindo maior potência e aumentando a eficiência energética da unidade. Um desses equipamentos, o gerador elétrico TG3 possui potência de 166 MVA (mega-volt ampere), e com 150 toneladas, já está instalado na base civil da Casa de Força 2, área destinada a distribuição de vapor e geração de energia elétrica. Os turbogeradores consomem energia térmica do vapor, transformando-a em energia elétrica para o processo produtivo da celulose.

Você sabia?

O conjunto do turbogerador TG3 com potência de 166,59 MV, com a da turbina a vapor de 149,2 MW (megawatts), possui capacidade de gerar energia para abastecer uma cidade de 100 mil pessoas.

(*) Fibria | MS

 Essa peça é dividida em quatro módulos, cada um com 14 metros de altura e o mesmo de largura e comprimento. Também impressionam as 2.050 toneladas dessa peça completa. (Foto: Assessoria)

Filtros dos gases de exaustão da Caldeira de Recuperação pesam mais de 2 mil toneladas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.