21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Fogos de artifício podem causar estresse e até convulsões em animais

29/12/2017 10h37

Enquanto as pessoas comemoram as festividades do final de ano, cães e gatos são os pets que mais sofrem com o barulho dos fogos disparados durante a virada do ano

Ricardo Ojeda e Viviane Pinheiro

Chegou o final do ano e com isso muitas festas e comemorações nas residências, clubes e pelas ruas da cidade. É uma tradição secular essas festividades que anuncia o raiar de um novo ano.

Porém, enquanto para muitos é uma época de comemoração, para outros uma verdadeira tortura, principalmente para os animais. Eles são os que mais sofrem com o forte barulho dos fogos de artifício.

Diante de tantas ocorrências divulgadas nas redes sociais tendo os pets como vítimas, a reportagem do Perfil News conversou com o médico veterinário, André Luís Soares da Rocha, que explicou os riscos que os bichos correm nesta época do ano.

AUDIÇÃO AGUÇADA

De acordo com o especialista, os animais possuem a audição mais aguçada do que a dos seres humanos. Com isso, o barulho intenso dos fogos de artifício acaba assustando principalmente cães e gatos. O medo e o desespero faz com que animais fiquem agitados, aumentando os riscos de uma crise convulsiva e uma parada cardíaca, já que há um aumento de adrenalina na corrente sanguínea.

André Luís explica que alguns animais acabam correndo pela casa e se machucando, principalmente quando o local possui porta de vidro. “Já atendi casos em que os donos saíram e deixaram o cachorro sozinho. A casa tinha porta de vidro e com o susto, o animal acabou tendo ferimentos graves”, afirmou.

CONSELHO

Ele aconselha ainda não deixar os animais sozinhos ou trancados no interior da residência. Com o barulho dos fogos, o cão tenta fugir, buscando abrigar-se em outro lugar e pode se ferir nessa fuga desenfreada. Outros podem sofrer convulsão e alguns, que tem problemas cardíacos podem sofrer uma cardiorrespiratória devido ao estresse ocasionado pelo barulho excessivo.

Questionado sobre o amor que os donos sentem pelos animais, o veterinário se emociona. “Os bichos demonstram afeto em qualquer situação. Traz felicidade e a gente começa amar de uma forma imensurável”, afirma.


Veterinário alerta para os perigos de fogos de artifícios para os animais (Foto: Ricardo Ojeda)

Cães e gatos tem audição quatro vezes mais aguçada se comparado ao do humano, por isso que eles sofrem durante o espocar dos fogos (Foto: Reprodução)


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.