18.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Forno de Cal do Projeto Horizonte 2 tem 543 mil quilos

26/01/2017 14h01

A Fibria divulgou nesta quinta-feira (26) a décima sexta edição do “Boletim Online Direto da Obra”. Informativo direcionado ao andamento do Projeto Horizonte 2 em Três Lagoas

Assessoria

O Forno de Cal é composto por diversos equipamentos, como as virolas, uma espécie de tubo de aço de grande diâmetro. Esse equipamento é que transforma carbonato de cálcio em cal, por meio da aplicação de altas temperaturas, e é usado no processo de produção.

A virola é uma peça de dimensões significativas, com diâmetro de 4,75m, 24 metros de comprimento e pesando 100 toneladas cada. As virolas em conjunto com os segmentos, compõem o forno de cal.

Os segmentos já estão recebendo a soldagem para finalizar a montagem. A nova linha de produção da Fibria em Três Lagoas terá dois fornos de cal, e o que chama atenção é o peso, cada um chega a pesar 543 mil quilos sem os anéis de rolamentos. Cada forno também possui 135 metros quando completo.

Você Sabia? Os dois fornos juntos pesam mais de 1 milhão de quilos em equipamentos e materiais, quase sete vezes o peso da estátua da Liberdade em Nova Iorque.

“Paredes” da Caldeira de Recuperação medem 61 metros de altura

A Caldeira de Recuperação do Projeto Horizonte 2, por ser uma das maiores do mundo, tem equipamentos que se destacam pelo tamanho, como por exemplo, a fornalha alta, que possui 61 metros de altura. A fornalha alta, formada por paredes, é responsável pela queima dos resíduos que geram energia para abastecer o processo de produção. O material utilizado para formar essas paredes é feito de tubos de aço carbono e compostos de ligas especiais. Atualmente, a Fibria está instalando a parede frontal da caldeira. Quando finalizada, somando todos os equipamentos, a caldeira terá cerca de 20 mil toneladas. Esse peso é equivalente ao navio “Bahia”, um dos maiores do Brasil, que foi utilizado em missões humanitárias, como do terremoto no Haiti.

Subestação de energia elétrica do novo viveiro está concluída

A Fibria será a primeira empresa do setor de celulose a utilizar robôs para plantar mudas de eucalipto com o novo viveiro automatizado. Com as obras a todo vapor, algumas etapas já foram concluídas. Vale destacar a energização da subestação de energia elétrica, um dos grandes marcos para viveiro. A energização da subestação permite os testes pré-operacionais para a partida da operação do viveiro. As novas instalações irão ocupar, aproximadamente, 48 mil m² de estufas, com automação nos processos de transporte, manuseio, seleção, irrigação, nutrição e controle meteorológico, que serão abastecidas pela subestação concluída recentemente.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos.

A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em Fibria.

(*) Fibria | MS

O equipamento é que transforma carbonato de cálcio em cal, por meio da aplicação de altas temperaturas. (Foto: Assessoria)

Forno de Cal do Projeto Horizonte 2 tem 543 mil quilos

Forno de Cal do Projeto Horizonte 2 tem 543 mil quilos

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.