22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fórum de Três Lagoas Sedia Mostra de Documentos Históricos

21/06/2018 17h15

Arquivos sobre a Guerra do Paraguai e seus personagens e processos anteriores à separação do antigo Mato Grosso estarão à disposição para visita; exposição será aberta para visitação nos próximos dias

Gisele Berto

Com o objetivo de divulgar a sua história, o Tribunal de Justiça está promovendo a exposição itinerante “Memória em Movimento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul”. A mostra está sendo montada no prédio do Fórum de Três Lagoas e será aberta à visitação nos próximos dias.

A iniciativa é do Departamento de Pesquisa e Documentação da Secretaria Judiciária. A exposição “Memória em Movimento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul” é um resgate da memória do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, apresentando para a sociedade imagens, documentos, fatos e personagens históricos que, de alguma forma, contribuíram na construção da justiça e da cultura sul-mato-grossense.

Todo o trabalho foi realizado por servidores do Poder Judiciário. A seleção do material foi executada pelos servidores do Departamento de Pesquisa e Documentação da Secretaria Judiciária. Os expositores e stands foram produzidos na marcenaria do TJMS, vinculada à Secretaria de Bens e Serviços, em parceria com a Secretaria de Obras.

Os visitantes terão acesso a um acervo com fotografias de prédios antigos, pessoas e momentos importantes, além de processos anteriores à separação do antigo Mato Grosso, com fatos curiosos que chamam atenção na atualidade, por seus relatos e pela dinâmica processual, um tempo em que a tecnologia da informação ainda não fazia parte da vida das pessoas, nem do Judiciário.

A exposição também tem uma seção que conta não apenas a história da comarca, mas a comarca na história. Fatos como a Guerra do Paraguai e seus personagens, como Guia Lopes, Tenente Antônio João e Barão de Melgaço, assim como o Ciclo da Erva Mate, são muito bem retratados, por serem momentos que destacam o Estado na historiografia nacional.

Além disso, são apresentados processos com histórias curiosas, demonstrando como eram os crimes e as demais demandas da justiça no passado e, também, casos pitorescos, como o do falso juiz, que atuou como magistrado em uma comarca do interior. Fotos do ato de posse do usurpador estão expostas neste trabalho.

A exposição já passou por Campo Grande e Dourados e estará à mostra no Fórum de Três Lagoas pelos próximos meses. Em seguida, a exposição irá a outras comarcas do interior.

O Fórum fica na R. Zuleide Pérez Tabox, 10, centro.

Documentos remontam à época anterior à separação do Mato Grosso. Fotos: Hélio Junior

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.