16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Governador entrega resfriadores a 23 municípios e anuncia novo presidente da Agraer

14/11/2017 07h12

A entrega dos resfriadores contou com a presença de prefeitos pequenos produtores rurais de vários municípios contemplados nesta etapa

Redação

“Depois da luta por um pedaço de terra, o maior desafio hoje do pequeno agricultor é ter capacidade de produção, e esta tem sido a missão do Governo do Estado na organização da cadeia alimentar, fortalecendo a agricultura familiar com equipamentos e tecnologia e garantindo acessos ao mercado”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja, ao entregar 26 resfriadores de leite para comunidades agrícolas de 23 municípios.

Durante a entrega dos equipamentos às prefeituras, na tarde desta segunda-feira, em Campo Grande, o governador anunciou oficialmente o nome do novo diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), André Borges, funcionário de carreira do órgão. Com mais de 20 anos de atuando na área, Borges substituirá Enelvo Felini, que assumirá uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Apoio da bancada federal

Reinaldo Azambuja destacou, durante o evento realizado no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer, a parceria do Estado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bancada federal e com as prefeituras para garantir os investimentos ao campo, em especial aos pequenos produtores. Os recursos têm contemplado a agricultura familiar do Estado com patrulhas mecanizadas e estruturação da cadeia do leite, além da assistência técnica.

O governador também comentou sobre o trabalho de campo realizado pela Agraer junto às comunidades agrícolas, realçando que o órgão evoluiu muito na gestão do diretor-presidente Enelvo Felini, que praticamente se despediu do cargo durante a entrega dos resfriadores, na parte de estruturação das comunidades agrícolas, incluindo os indígenas e quilombolas. “O Enelvo se empenhou, se dedicou quase que exclusivamente a esta missão”, disse.

Os avanços conquistados em menos de três anos, no fortalecimento da agricultura familiar, segundo Enelvo Felini, se devem “a grandeza de um governador que olha para o pequeno agricultor e está gerando um forte segmento na diversificação da nossa agricultura”. Esse compromisso, segundo ele, tornou realidade um projeto de fomento à agricultura familiar em Campo Grande, agregando três mil produtores, os quais praticamente não tinham apoio.

Mais produtividade

Com o ato de hoje, na Iagro, o Governo do Estado concluiu a terceira entrega de resfriadores, totalizando 84, como parte do Programa Leite Forte, que atende a mais de 50 mil agricultores familiares sul-mato-grossenses. Nesta etapa, foram investimentos R$ 448,5 mil. Além dos equipamentos, vitais para armazenamento do leite nas comunidades, o Estado, por meio da Iagro, ainda investe na produtividade e qualidade do leite com a melhoria do rebanho bovino.

A entrega dos resfriadores contou com a presença de prefeitos pequenos produtores rurais de vários municípios contemplados nesta etapa; do secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Semagro) e seu adjunto, Ricardo Senna; deputado estadual Rinaldo Modesto; diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini; e o diretor da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Luciano Chiochetta.

*Notícias MS

Reinaldo Azambuja, ao lado de prefeitos, produtores e lideranças políticas, na entrega dos resfriadores. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.