20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Governo vai decretar situação de calamidade em sete municípios

11/01/2018 14h08

A principal preocupação é com início do ano letivo e escoamento da safra

Redação

Reparar os danos causados pelas chuvas nas rodovias de Mato Grosso do Sul é uma das prioridades do Governo do Estado, conforme informação divulgada hoje pela governadora em exercício Rose Modesto (PSDB). Segundo ela, será decretada a situação de calamidade em sete municípios e não está descartada a possibilidade de solicitar auxílio do Governo Federal.

Rose comentou que, a preocupação maior está relacionada ao início do ano letivo e ao escoamento da safra de grãos. Ela explicou que, a Defesa Civil está monitorando a situação nos municípios e já foi constatado que o principal impacto é nas estradas. No momento, não há registros de desalojados ou desabrigados.

Nesta sexta-feira (12), a governadora em exercício e o secretário estadual de Infraestrutura Marcelo Miglioli devem fazer um levantamento dos municípios mais afetados pelas chuvas. Ela adiantou que será decretado estado de calamidade em: Itaquiraí, Eldorado, Iguatemi, Coronel Sapucaia. As outras três cidades ainda não informadas.

“Vamos estender a mão a todos municípios. É uma orientação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB)”, declarou.

Questionada sobre verba que será destinada para reparação dos estragos, Rose comentou que não existe fundo específico para isso e que serão usados recursos próprios do Estado. Existe ainda a possibilidade de solicitar auxílio da União, mas só depois do término do levantamento técnico.

Ela lembrou ainda as ações em conjunto das secretarias de Saúde e Infraestrutura feitas em Porto Murtinho, quando várias famílias ficaram desalojadas, e disse que a situação deve se repetir em outros municípios.Na ocasião, o governo liberou R$ 300 mil para a cidade, sendo que o dinheiro foi gerido pela Secretaria de Saúde.

(*) Correio do Estado

Águas chegaram no quintal de algumas casas em Coxim - Foto: Fábio Pelegrini/Prefeitura Coxim

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.