27.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Grupos em redes sociais auxiliam economia em época de crise

23/08/2016 13h30

Nos grupos é possível trocar informações de ofertas em supermercados e vender um produto que não é mais usado, o que gera um dinheiro extra para auxiliar nas despesas

Daniela Silis e Ricardo Ojeda

Com a atual crise econômica em que o País atravessa, os três-lagoense busca economizar nos mínimos detalhes e a tecnologia moderna, aliada às redes sociais, trouxe uma nova cultura à população. Grupos de WhatsApp, por exemplo, são criados por amigos e até mesmo conhecidos para divulgar os produtos que estão em promoção em mercados locais e bares da cidade, que variam muito no preço.

O Perfil News consultou cinco supermercados da cidade para comparar a diferença entre o preço de cinco produtos: o óleo de soja, o contra filé, o coxão duro, o tomate e o alho. Os supermercados consultados foram o Nova Estrela, o Big Mart, o Abevê, o Thomé e o Santa Ângela. A diferença maior foi encontrada no preço do alho, que no supermercado Abevê o quilo custava R$ 19,90, enquanto no Big Mart o valor do quilo chegava aos R$ 33,85, uma diferença de R$ 13,95.

VARIAÇÃO

Entre os cinco produtos pesquisados, no supermercado Nova Estrela foi encontrado o menor valor do óleo de soja, a R$ 2,69, enquanto no supermercado Abevê o mesmo produto estava a R$ 3,89. O contra filé teve uma variação de R$ 4,69 nos valores encontrados, com o menor no supermercado Santa Ângela, a R$ 21,35, e o maior no supermercado Big Mart, a R$25,99.

A variação entre os preços do coxão duro foi de R$ 2,59 entre o mais barato e o mais caro. O menor valor foi encontrado no supermercado Nova Estrela, a 15,40, já o maior foi encontrado no supermercado Santa Ângela, a 17,99. Já a variação no valor do quilo do tomate foi grande, o que no supermercado Thomé era R$ 2,29, no supermercado Santa Ângela era R$ 4,08, quase o dobro do valor.

A reportagem conseguiu esses dados em pouco mais de dez minutos, ligando para os estabelecimentos citados. Os valores praticados pelos supermercados apresentaram variação de até R$ 13,95, como no caso do alho. Agora, imagine se um grupo de dona de casa pesquisassem os produtos básicos de uma compra e compartilhassem os preços com as demais amigas através do Facebook ou pelo WhatsApp, com certeza todas economizariam na compra.

Para facilitar a busca para a dona de casa, o Perfil News selecionou a página social de alguns supermercados ainda utilizam as mídias sociais para divulgar promoções. Cinco grandes redes que possuem lojas em Três Lagoas também têm páginas no Facebook, são eles: Abevê; Thomé; Proença; Big Mart; e Nova Estrela.

DINHEIRO EXTRA

Além da pesquisa em mercado, outras formas de economizar e gerar um dinheiro extra surgiram com as redes sociais e sites de classificados. A venda de produtos usados é uma febre e teve início com os sites de compra e venda na internet. Hoje, qualquer produto que está parado em casa pode ajudar nas despesas extras, como um sapato que não é mais usado e que pode ser vendido em grupos de classificados criados no Facebook.

São vários grupos com a mesma finalidade: gerar um dinheiro e comprar um produto com um valor mais acessível, ou, como dizem por aí, com “preço desapega”. Lá se encontra de tudo, desde uma roupa que está parada ou que não serve mais, até casas para vender ou alugar. É uma nova cultura que já está instalada na sociedade e que veio para facilitar essa transação.

Os produtos na maioria usados são vendidos com preços acessíveis e em bom estado, além de ser uma nova forma de encontrar uma casa para morar. Os grupos também são usados para a divulgação de lojas e trabalhos realizados por membros e é uma cultura que veio para ficar.

HAPPY HOUR

Outro grupo que foi criado no aplicativo WhatsApp atende pelo nome de Happy Hour Três Lagoas. O nome é sugestivo e serve para monitorar as promoções de bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e supermercados que estejam praticando preços promocionais. A formação do grupo, foi iniciativa dos irmãos, Marcio e Marcelo de Oliveira e reúne mais de cem integrantes que ajudam entre si monitorar e informar aos amigos as promoções de bebidas.

Inclusive, foi criado até uma regra no grupo e quem quebrar as regras, como postar imagens pornográficas, ou piadas de cunho ofensivo são imediatamente excluídos do grupo.

Abaixo várias páginas criadas no facebook onde se comercializa de tudo, desde a roupas usadas como animais e vários outros artigos

ECONOMIA EM CASA

Mas não é só nas compras e nas redes sociais que se consegue economizar. A mudança de hábitos das pessoas ajuda no orçamento no final do mês. Principalmente agora, neste friozinho de inverno, é comum gastar mais energia com o chuveiro, um dos maiores vilões na hora de pagar a conta. Controlar o tempo no banho é uma das alternativas para diminuir os gastos, além de desativar uma geladeira extra, trocar as lâmpadas da casa por uma que consuma menos energia, tirar da tomada os eletrodomésticos que não estão sendo usados, entre outras tantas maneiras.

Essas são algumas formas simples que pode auxiliar nas faturas mensais da casa para não ficar no vermelho no final do mês e sobreviver a crise econômica.

Cada vez mais as mídias e aplicativos sociais incorporam no dia a dia das pessoas que já fazem bom uso do apps, como a pesquisa de preços e promoções (Foto: Ricardo Ojeda)

Existem grupo em Três Lagoas que se especializaram em garimpar preços promocionais de bebidas como mostra a foto (Foto: Divulgação)

O WhatsApp é um dos principais aplicativos de comunicação em grupo e que se for utilizado vira uma poderosa ferramente de propaganda (Foto: Ricardo Ojeda)

O grupo Happy Hour Três Lagoas foi criado recentemente e se especializou em garimpar promoções de bebidas em bares, restaurantes e supermercados (Foto: Reprodução)

Grupos em redes sociais auxiliam economia em época de crise

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.