17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Guerreiro estabelece equipe técnica que ‘enfrentará’ inundações em Três Lagoas

19/01/2017 18h14

‘’É um ‘problema crônico’ que necessita de muita atenção. Conhecemos a cidade como a palma de nossa mão e, agora, estamos correndo em busca de recursos para colocarmos as ações em prática’’, esclareceu Dirceu Deguti.

Lucas Gustavo e Ricardo Ojeda

No cargo de prefeito de Três Lagoas há apenas 19 dias, Angelo Guerreiro já estabeleceu uma equipe técnica que atuará nos casos de alagamentos do município. O problema é uma das maiores queixas dos moradores e se arrasta há anos. O setor responsável pelo ‘enfrentamento’ é o de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, e tem como secretário o engenheiro civil e mestre em Desenvolvimento Local, Dirceu Deguti Vieira, enquanto o Engenheiro
Adriano Kawahata Barreto é o diretor de Infraestrutura da secretaria.

Em entrevista ao Perfil News nesta quinta-feira (19), Dirceu explicou que a prioridade da pasta é enfrentar, definitivamente, os transtornos em relação à drenagem. ‘’Montamos um grupo técnico para encarar esse desafio. É um ‘problema crônico’ que necessita de muita atenção. Conhecemos a cidade como a palma de nossa mão e, agora, estamos correndo em busca de recursos para colocarmos as ações em prática’’, disse.

Segundo Deguti, para a canalização de água em todos os pontos críticos da cidade, a prefeitura precisa de aproximadamente R$ 150 milhões. A Secretaria Municipal de Governo se empenha para conseguir o montante. Enquanto a verba não chega, o setor de Infraestrutura já conseguiu ‘desenrolar’ cerca de 30 contratos de pequenas obras. Elas estavam paralisadas desde a administração passada. Dirceu as classifica como ‘’ações pontuais’’.

CASA DESARRUMADA

‘’Os três-lagoenses têm todo o direito de tecer críticas sobre as inundações, mas pegamos a ‘casa desarrumada’. Temos consciência dos problemas e de como resolvê-los, mas queremos obras definitivas e isso demanda capital’’, avaliou Deguti.

Na sequência de fotos, dá para verificar as condições herdadas da administração anterior, que executou um projeto equivocado. A água é jogada é em uma valeta no meio da rua e não tem destinação

Conforme Dirceu, o prefeito determinou à Secretaria que se atente, ao máximo, a tudo aquilo que prega os contratos e que as vistorias e acompanhamentos sejam rigorosos. ‘’O Guerreiro disse firmemente que se as empresas não apresentarem condições de ‘tocar’ as obras, o município vai rescindir o contrato com elas’’, acrescentou.

Sobre as reclamações que a população faz em relação aos alagamentos, Deguti deixa um recado. ‘’A Secretaria está aberta a críticas. Precisamos, sim, da participação popular. Qualquer cidadão pode procurar nosso setor e expor suas queixas. Estamos aqui para somar e buscar soluções’’, falou.

VILA ALEGRE

Uma das obras pela metade ‘herdada’ da gestão passada é a de drenagem no bairro Vila Alegre, paralisada na rua Padre João Tomes. O prefeito ordenou que o projeto seja acelerado. A empresa Coplenge Engenharia foi quem venceu a licitação na época e deve retomar o serviço. A construção está orçada em cerca de R$ 2 milhões.

‘’Nesse caso, a administração anterior executou um projeto equivocado. A água é jogada é uma valeta no meio da rua e não tem destinação. Nossa intenção é escoar esse volume até o ‘piscinão’ (reservatório detenção) que está sendo feito na Vila Alegre para que o problema seja solucionado’’, explicou Deguti.

EXPECTATIVAS

O engenheiro civil, Adriano Kawahata Barreto, diretor de Infraestrutura, explicou à reportagem que, por conta das chuvas e obra será reassumida em março, porém devido a urgência, a empreiteira já disponibilizou a equipe para dar inicio a qualquer momento, basta as chuvas darem uma trégua. A expectativa do cronograma é que seja concluída em setembro deste ano.

‘’A previsão é que a chuva termine em 19 de março, porém os operários já estão no canteiro aguardando a estiagem. É um projeto que, tecnicamente, denominamos macro drenagem. É necessário englobar toda a bacia de captação; não podemos simplesmente encaminhar a água. Temos de fazer algo que chamamos de mitigação de danos, que é retê-la por algum tempo. Isso é um processo natural que deve acontecer antes do solo ser impermeabilizado’’, esclareceu Adriano ao Perfil News.

Acréscimo de informação

De acordo com Adriano, a obra já esta autorizada a reiniciar, inclusive com os operários já estão canteiro de obra. O engenheiro Adriano disse que a macro drenagem de Três Lagoas fica cara por ter que ser feito junto com asfalto, que faz a drenagem superficial.

Segundo Dirceu Deguti, que pediu para fazer uma complementação da matéria. Há um projeto de 2013, que o município possui, do escritório Schettini, que deverá ser readequado para adaptar a tendência mundial da água correr a céu aberto, facilitando a oxigenação e a limpeza dos canais.

Dirceu Deguti e o engenheiro
Adriano Kawahata Barreto, diretor de Infraestrutura da secretaria acompanharam a reportagem do Perfil News para verificar in loco a obra de drenagem da rua Padre João Tomes que está parada desde a gestão anterior (Foto: Lucas Gustavo)

O engenheiro civil Dirceu Deguti, responsável pala pasta de  Infraestrutura, Transporte e Trânsito, e o Engenheiro
Adriano Kawahata Barreto, diretor de Infraestrutura da secretaria (Foto: Ricardo Ojeda)

Guerreiro estabelece equipe técnica que ‘enfrentará’ inundações em Três Lagoas

Guerreiro estabelece equipe técnica que ‘enfrentará’ inundações em Três Lagoas

Guerreiro estabelece equipe técnica que ‘enfrentará’ inundações em Três Lagoas

Guerreiro estabelece equipe técnica que ‘enfrentará’ inundações em Três Lagoas

Ao fundo, o “piscinão” que vai receber as águas escoadas das enxurradas na região da rua Padre João Tomes e Egido Thomé (Foto: Lucas Gustavo)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.