22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Há 22 anos Orquestra de Violeiros canta o Mato Grosso do Sul e encanta

16/06/2017 16h58

Nascida no Centro de Ensino Artístico de Três Lagoas (CEATL), grupo se fortalece no município como referência no Estado e em todo o país

Guta Rufino

A Orquestra de Violeiros de Três Lagoas é um dos maiores ícones culturais de representação de município não apenas no Estado, mas em todo o território nacional.

Nascida há 22 anos, em 1995, no Centro de Ensino Artístico de Três Lagoas (CEATL), a orquestra já fez parte do departamento de cultura da SEMEC (Secretaria de Educação e Cultura do Município), e no início deste ano, retornou ao lar onde tudo começou.

Composta por 20 membros, a Orquestra dos Violeiros tem como coordenadora a maestrina e também presidente da associação, Cidinha Mariano, 57, três-lagoense conhecida por ser referência quando o assunto é música e cultura popular. O grupo canta além de música raiz, caipira, cancioneiro, o Som do Pantanal. “Délio e Delinha, Tostão e Guarani, Geraldo Espindola, Paulo Simões, entre outros cantores sul-mato-grossense”, detalhou.

E a orquestra de violeiros é tão eclética quanto sua maestrina. Apaixonada pelo bom e velho Rock n’ Roll, Cidinha conta que no repertório sempre tem um som alternativo. “Tocamos Raul Seixas. Todos adoram”.
E as idades também são variadas. Entre os membros, tem violeiro de 8 anos, como é o caso de Reynaldo Viola, e Maria Mariano da Silva, 81 – mãe de Cidinha.

Ter fundado a orquestra e continuados os trabalhos com ela fortaleceu para que toda a família e Cidinha também fizesse parte, assim como no CEATL, onde junta de suas duas filhas, ministra aulas de música. “Pra mim a orquestra vai muito além de um resgate cultural. É um filho. Ela existe há mais tempo que minha filha mais nova tem de idade. Dela faz parte minhas filhas, minha mãe, meus primos, sobrinhos. A orquestra é minha vida”, descreveu.

São 35 anos de carreira. Desde os 22 anos envolvida com música, Cidinha é formada pela Unip em Música e Tecnologia, além das formações em: piano, violão, teclado, canto, regência, e especialização em gestão cultural. Ela também trabalhou por mais de 13 anos no departamento de cultura municipal com música e cultura popular.

Com a agenda lotada de apresentações para os meses de junho e julho, quando acontecem as tradicionais festas Juninas e Julinas, a orquestra de violeiros ensaia todas as terças-feiras, no CEATL. “Por enquanto estamos cobrando um cachê simbólico nos eventos, já que é nosso único recurso financeiro. Quem tá envolvido com a orquestra faz porque ama, e porque temos esperanças que dias melhores virão”, disse próspera quanto ao futuro da Orquestra de Violeiros.

Cidinha também não esconde o anseio de tornar a associação em utilidade pública estadual. “Porque assim vamos poder ampliar o poder de ação da orquestra com a receita estadual, com a Fundação Estadual de Cultura. Precisamos ser reconhecidos pelo trabalho que desenvolvemos para a sociedade”, pontuou.
Nas viagens que fazem para se apresentar em outras cidade, a Orquestra de Violeiros usa do cachê, ou até mesmo de recursos próprios – de cada um -, para participarem dos eventos. “Transporte, uniformes, instrumentos, cada um colabora para que aconteça”, disse Cidinha.

AULAS E ENSAIOS

Os ensaios acontecem às terças-feira, a partir das 19h. De acordo com a coordenadora da orquestra, há vagas disponíveis para quem já toca o instrumento. Para aqueles que querem aprender, o CEATL, possui uma variedade de cursos de música para iniciantes.

Os interessados em saber mais sobre a Orquestra de Violeitos e o CEATL podem entrar em contato com Cidinha Mariano pelo telefone (67) 9 9253-2732.

AGRADECIMENTO

Cidinha relembra os parceiros que contribuíram tanto para a existência quanto para a permanência da Orquestra de Violeiros. “Se não fossem eles eu teria parado. Tenho um agradecimento Especial por terem me ajudado. Por terem me dado a mão e dito: não podemos parar”. Entre os nomes citados por Cidinha estão: Jail Brasil João Batista, Jonas Vasque, Eunice, Pablo Marques, Paulo Almeira, Leandro Borgert.

Foto de uma das primeiras formações da Orquesta de Violeirosde Três Lagoas. Na fila superior, do lado esquerdo, Cidinha Mariano (Foto: Arquivo Pessoal)

Foto antiga de outra formação da Orquestra de Violeiros (Foto: Arquivo Pessoal)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.