20.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

IEL certifica 9ª turma de empresas de Três Lagoas no Programa de Qualificação de Fornecedores

28/04/2017 08h33

A cerimônia aconteceu ontem (27), no auditório do Sesi cerca de 19 empresas receberam o certificado

Da Redação

Como parte do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), o IEL promoveu, nesta quinta-feira (27/04), no auditório do Sesi de Três Lagoas (MS), a cerimônia de certificação de 19 empresas que faziam parte da 9ª turma e receberam o selo atestando a capacidade de fornecer produtos e serviços correspondentes às necessidades dos clientes e partes interessadas.

Para o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, o esforço e dedicação da instituição materializa-se na transformação das empresas envolvidas. “O PQF garante maturidade de gestão para que as empresas enfrentem os desafios que se apresentam, oferece uma nova dimensão para que elas encarem seus negócios” declarou, anunciando a adesão recorde de 34 empresas para a 10ª turma do Programa neste ano.

O conselheiro do Sebrae/MS e vice-presidente da Faems, Atílio Carlos D’Agosto, destacou o caráter agregador do PQF, que acaba por estreitar o relacionamento entre micro, pequenas e grandes empresas. “As empresas âncoras chegam com projetos ousados de desenvolvimento para a região, mas, muitas vezes, esbarram na falta de mão de obra e de fornecedores qualificados. O IEL, por meio do PQF, possibilita o controle de procedimentos para garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos”, analisou.

O empresário três-lagoense e diretor da Fiems, José Paulo Rímoli, acompanhou a solenidade com satisfação e otimismo. “Esse viés empresarial do IEL é admirável. Confere uma nova identidade à instituição, que passa a ser reconhecida pelo desenvolvimento que promove. O Sistema Fiems, por meio do Senai, do Sesi e do IEL, já fez muito por Três Lagoas e, tenho certeza, que fará muito mais, especialmente com essa nova estrutura” destacou, referindo-se ao Novo Sesi inaugurado em novembro de 2016.

Empresas certificadas

Entre as 19 empresas certificadas, algumas se destacam por serem novas no mercado sul-mato-grossense. É o caso da Querino Assessoria e Treinamentos, que nasceu em Campinas (SP) e abriu uma filial em Três Lagoas há pouco mais de um ano. “O PQF foi essencial para a empresa de maneira geral, inclusive na criação de procedimentos para a matriz paulista. Além de nos apresentar a realidade do mercado local, foi essencial para a nossa gestão e posso dizer, sem sombra de dúvidas, que a empresa mudou completamente nesse último ano”, relatou a diretora Bárbara Querino.

Da mesma maneira, o proprietário da empresa Transportes Califórnia, Moacir Aparecido Veroneis, considera o PQF um “divisor de águas” para a gestão do negócio. “O Programa do IEL causou uma verdadeira revolução, inclusive na gestão da nossa matriz, em Osvaldo Cruz (SP). Ele transforma a realidade empresarial local, preparando as empresas para atender grandes indústrias e a comunidade em geral”, disse.

Já Emmanuel Pereira, gestor da Aviax Aviação Agrícola, reconhece que a empresa, tecnicamente competente, falhava no quesito gestão. “Aí veio o PQF e nos mostrou uma nova realidade, nos ajudou a criar procedimentos úteis para gerir a empresa de maneira mais eficaz, com qualidade e controle”, pontuou.

As outras empresas certificadas foram Kim Máquinas e Ferramentas Elétricas, Lemaq, Estima Construção, Reciclagem Alvorada, Combate Serviços Florestais, Limpidoz – Higiene Industrial & Manutenção, Cazzado Comunição Visual, Evoluir RH Treinamentos e Consultoria Empresarial, Fogão de Lenha, Labormed Medicina e Segurança no Trabalho, Druds Express, RKM Máquinas, Foco Hotelaria, Agro Florestal Parcetec, Julio Cesar Mamede e Artifrio & CIA.

Empresas Âncoras

Em 2016, as empresas âncoras parceiras do PQF em Três Lagoas foram a Fibria, Sitrel, do grupo Votorantim Siderurgia, e a Bemis. Durante a solenidade de certificação, o gerente-geral florestal da Fibria, Tomás Balistiero, declarou que o aprimoramento de gestão é a porta que se abre para o futuro. “A Fibria chegou em Três Lagoas em 2007 e iniciou suas operações em 2009. De lá para cá, com o avanço do PQF, a transformação foi muito grande. Podemos dizer que o município está sendo preparado para atrair cada vez mais indústrias, e para atende-las cada vez com mais eficiência”, pontuou.

Para Manoel Padula, diretor de operações da Bemis, a capacitação dos fornecedores é de suma importância para o desenvolvimento do principal polo industrial do Estado. “A Bemis está entre as empresas âncoras do PQF porque se beneficia grandemente com isso. Fornecedores qualificados fazem toda a diferença nos resultados de qualquer empresa”, reforçou.

O gerente industrial da Sitrel, Rafael Latini França, destacou que, em 2016, 50% dos serviços contratados pela empresa foram de prestadores de serviços locais. “E esse número cresce ano após ano. O PQF, além de preparar as empresas para atender as âncoras, prepara para o mercado como um todo. A dedicação que o Programa exige contribui para o aumento de oportunidades e o crescimento da região de Três Lagoas”, finalizou.

PQF

Implantado em 2008 em Três Lagoas, o PQF do IEL já atendeu 241 empresas fornecedoras para atender as empresas âncoras Fibria, International Paper, Sitrel, Petrobras, Eldorado e Bemis e certificou 133 delas ao longo desses nove anos, movimentando mais de R$ 626 milhões. Foram 22 mil horas de consultorias, 6,1 mil horas em diagnósticos, avaliações e auditorias e 250 pessoas formadas como auditoras da Norma ISO9001 na qual o programa se baseia.

“Hoje, o PQF está em franca expansão e já iniciou também trabalhos em Dourados, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo. A administração municipal de Ribas do Rio Pardo também passou a aderir ao Programa em 2017 como entidade apoiadora”, afirmou o responsável pelo PQF no Estado, o coordenador da área de desenvolvimento empresarial do IEL, Hugo Bittar.

A certificação é feita após uma auditoria realizada pelo IEL – antes, as empresas passam por uma etapa de sensibilização -, depois é realizado um diagnóstico e, então, é feita a qualificação e capacitação. Os ciclos são anuais e atendem até 30 empresas por ano, com o apoio das prefeituras de Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo e parceria do Sebrae Nacional.

Leia mais no siteou pelo link

(*) Assessoria Fiems

José Fernando do Amaral, superintendente do IEL juntamente com o vice-presidente da Faems, Atílio Carlos D’Agosto e  o proprietário da empresa Transportes Califórnia, Moacir Aparecido Veroneis (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.