26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

IFMS abre inscrições para 1.040 vagas em cursos técnicos de nível médio

24/09/2014 16h24 – Atualizado em 24/09/2014 16h24

Os cursos serão ofertados para Três Lagoas, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Nova Andradina

Assessoria

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta quarta-feira (24), as inscrições do Exame de Seleção para ingresso em cursos técnicos de nível médio integrado no primeiro semestre letivo de 2015.

São ofertadas 1.040 vagas em sete opções de cursos gratuitos, nos municípios de Aquidauana (160), Campo Grande (120), Corumbá (80), Coxim (160), Nova Andradina (120), Ponta Porã (240) e Três Lagoas (160), conforme a tabela abaixo.

As inscrições devem ser feitas até 20 de outubro pela Página do Candidato, na Central de Seleção do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

O valor da taxa é de R$ 25,00 e poderá ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil até 21 de outubro. A isenção da taxa ao candidato hipossuficiente deverá ser solicitada mediante requerimento até 3 de outubro, conforme as regras previstas no edital de abertura, disponível na Central.

REQUISITOS

O candidato deve ter o ensino fundamental completo e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

O curso possibilita ao estudante cursar a formação básica (ensino médio) e a formação técnica de forma articulada, e tem duração de três anos e meio (incluindo o estágio obrigatório). A exceção é o curso de período integral, com conclusão em três anos.

O diploma terá validade nacional e o habilita a ingressar em cursos de nível superior.

AÇÃO AFIRMATIVA

Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

A opção de cotista (beneficiário de ação afirmativa) deverá ser informada no ato da inscrição.

SELEÇÃO

Será realizada no dia 16 de novembro, nos sete municípios onde o IFMS possui câmpus. A prova será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais.

O gabarito deverá ser publicado na Central de Seleção no dia posterior ao Exame. Será eliminado o candidato que tiver obtido pontuação igual a zero em qualquer uma das disciplinas.

A previsão é que resultado do Exame de Seleção 2015 seja divulgado até 2 de dezembro. Já a matrícula dos selecionados na primeira chamada deverá ser realizada nos dias 18, 19 e 22 do mesmo mês.

(*) Com Ascom/IFMS

Dentre as vagas para Três Lagoas, oitenta são para a área de eletrotécnica (Foto: Divulgação)

* Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja);
**O curso técnico em Agropecuária Integrado é ofertado em período integral (manhã e tarde). Aos estudantes desse curso haverá possibilidade de utilização do alojamento no Câmpus Nova Andradina, o que será regulamentado em edital próprio.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.