27 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Instalação de medidor de luz individual em residência rural pode se tornar obrigatório

12/09/2014 12h01 – Atualizado em 12/09/2014 12h01

Se aprovada, mais famílias poderão receber o benefício da tarifa social de energia elétrica

Larissa Lima

Está sendo analisado pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei que tem como objetivo tornar obrigatória a instalação de pontos de distribuição de energia elétrica e medidores individuais em todos os domicílios rurais, mesmo que as casas estejam dentro da mesma propriedade.

Caso a proposta do deputado Padre João (PT/MG), cada residência vai passar a ser uma unidade consumidora autônoma de energia.

O projeto, de número 6837/13 altera a Lei 10.438/12, que dispõe sobre a expansão da oferta de energia elétrica emergencial, recomposição tarifária extraordinária.

Para o autor da proposta, atualmente a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina que cada propriedade rural conte apenas como uma unidade consumidora residencial, que receberá energia elétrica por meio de apenas um ponto, o que segundo ele, causa grandes transtornos.

Um dos motivos apontados é que as extensões que precisam ser feitas para atender casas que estejam na mesma propriedade pode prejudicar a qualidade da energia, ocasionando em quedas de tensão ou desligamentos simultâneos em todas as casas.

Outra vantagem prevista no projeto é a possibilidade de que diversas famílias possam ser beneficiadas com descontos da tarifa social de energia elétrica, tendo em vista que cada família terá o seu consumo medido de forma concentrada e individual.

O projeto está tramitando em caráter conclusivo e será ainda, analisado pelas comissões de Minas e Energia; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Segundo o autor da proposta, a qualidade da energia elétrica também é um ponto a favor, tendo em vista que muitas casa ligadas em um só ponto podem gerar queda na rede (Foto: Ilustração)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.