23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Irmãos D’Agosto escrevem sua história junto ao desenvolvimento de Três Lagoas

05/06/2017 16h06

Indústria de perfilados metálicos já está em Três Lagoas há 10 anos, e é referência na produção de perfilados metálicos

Thais Dias

Prestes a completar 102 anos, a história de Três Lagoas nunca deixou de estar ligada às histórias de outras cidades, outras pessoas. Você vai conhecer nessa matéria uma empresa instalada em Três Lagoas há 10 anos, que tem sua matriz na Zona Leste de São Paulo. O Perfil News vai contar para você a história da fábrica de perfilados metálicos Irmãos D’Agosto e o que mudou desde sua chegada ao município.

Era 2001 quando o recém-formado em Engenharia Mecânica, Atílio D’Agosto, 40, veio à Três Lagoas e solicitou a área para a instalação de onde hoje funciona a empresa, ao então prefeito na época, Issan Fares. “Foi quando teve início os incentivos fiscais para a vinda das indústrias. Era final dos anos 90 e eu e minha família vimos então à possibilidade de vir para Três Lagoas”, contou.

HISTÓRIA DE SUCESSO

Mas não foi aí que tudo começou. Essa história de sucesso, que faz parte do desenvolvimento do município teve início há mais tempo. Empreendedores natos, a família D’Agosto deu início aos negócios no ramo de perfilados no ano de 1965, em São Paulo. Onde se encontra hoje a sede da empresa.

Em 1985, o pai de Atílio, Francesco D’Agosto, adquiriu uma propriedade rural de 200 alqueires, entre os municípios de Três Lagoas e inocência. Onde exerciam a atividade de pecuária. “Na época as estradas ainda eram de terra, hoje a interligação dos municípios é toda asfaltada”, descreveu o processo de desenvolvimento nas últimas décadas.

PRIMEIROS PASSOS

E segundo Atílio, nessa época, a plantação de eucalipto no município começava a dar seus primeiros passos para o que hoje somos: a Capital Mundial da Celulose, com as gigantes, Fibria e Eldorado Brasil, instaladas em nosso município. “Surgimos na mesma época, assim como a celulose, outras empresas também são parte fundamental e acompanharam o crescimento de Três lagoas”, pontuou.

E foi em outubro de 2007 que a Irmãos D’Agosto se instalou em Três Lagoas. A fábrica está situada em uma área de 48 mil metros quadrados no Distrito Industrial 2, quando ainda existiam poucas fábricas instaladas pelo local.

E nesse ritmo, a fábrica não apenas viu o desenvolvimento do município, mas fez parte dele. Todo o processo de capacitação de mão de obra e até mesmo o crescimento do número de funcionários, que hoje chega a 70 (diretos e indiretos). “Nós crescemos juntos com Três Lagoas, e agradecemos também ao setor de celulose, que é parte importante do processo de desenvolvimento da cidade, e fortaleceu nosso segmento, assim como outros. Hoje, 40% do nosso faturamento dentro do Estado”, pontuou.

DESENVOLVIMENTO RECÍPROCO

E como tudo está interligado, a história de Raimundo Nonato Fernandes, 48, e sua família, é escrita junto ao crescimento da Irmãos D’Agosto e o desenvolvimento de Três Lagoas.

Ele é um dos funcionários mais antigos da empresa. Veio de São Paulo em 2009, onde já trabalhava na matriz, e atua como operador de guilhotina há 17 anos, cortando chapas. “Tudo que eu e minha família temos hoje consegui trabalhando nessa empresa. Fizemos nossa vida em Três Lagoas”, concluiu.

IRMÃOS D’AGOSTO E SUA PRODUÇÃO

Da produção de perfilados metálicos da Irmãos D’Agosto, 80% destina-se a construção civil, os outros 20%, para diversos segmentos, como: indústria alimentícia, automobilística, auto peças, carrocerias e implementos agrícolas. “Nós trabalhamos com estruturas customizadas. Aço cria competitividade com pré-moldados. “Fazemos a obra e otimizamos ela para que possamos ser competitivos. Vendemos o kit customizado para montagem. “Somos a única empresa que tem equipamento para realizar corte e dobra com 12 metros de comprimento”, frisou.

(*) Reportagem: Ricardo Ojeda


Da produção de perfilados metálicos da Irmãos D’Agosto, 80% destina-se a construção civil, os outros 20%, para diversos segmentos (Foto: Ricardo Ojeda)

Atílio D'Agosto contou ao Perfil News a história do crescimento da sua empresa, que segundo ele acompanhou o ritmo (Foto: Thais Santos)

Irmãos D’Agosto escrevem sua história junto ao desenvolvimento de Três Lagoas

A unidade da Irmãos D'Agosto está instalada no Distrito Industrial 2 de Três Lagoas (Foto: Ricardo Ojeda)

Irmãos D’Agosto escrevem sua história junto ao desenvolvimento de Três Lagoas

Irmãos D’Agosto escrevem sua história junto ao desenvolvimento de Três Lagoas

Raimundo Nonato, que atua como operador de guilhotina é um dos funcionários mais antigos da empresa (Foto: Thais Santos)

Equipe de vendas da empresa Irmãos D'Agosto (Foto: Ricardo Ojeda)

A Irmãos D'Agosto  é a única empresa que tem equipamento para realizar corte e dobra com 12 metros de comprimento (Foto: Thais Santos)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.