21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Jacarés continuam sendo atração na Lagoa Maior

17/01/2018 16h56

Mesmo com a retirada dos três maiores répteis em junho do ano passado, o número de animais surpreende devido a sua rápida reprodução

Ricardo Ojeda e Viviane Pinheiro

Os jacarés ainda continuam sendo a maior atração da Lagoa Maior, ponto turístico de Três Lagoas. Os répteis convivem no meio de capivaras, patos, entre outros animais “cativam” tanto os frequentadores da cidade, quanto visitantes de outras localidades que vão ao local para fazer caminhada.

É comum ver os répteis em meio à população. Na manhã desta quarta-feira (17), um vídeo registrado pelo ex-vereador, Adão da APAE mostrou essa realidade. Um jacaré “passeava” tranquilamente pela pista de caminhada.

FILHOTES

Mesmo com a retirada de três animais em junho do ano passado, situação que dividiu opiniões, ainda é possível observar um número grande de répteis na Lagoa, inclusive de alguns filhotinhos.

Por conta disso, coloca-se em pauta a segurança da população já que neste mês, um morador registrou uma tentativa de ataque do jacaré ao seu cachorro.

SOBREVIVÊNCIA

O vídeo gravado repercutiu em todo o Estado. Muitos abusam da “tranquilidade” do animal, provocando-o com pedras. De acordo com estudos, os animais que são especialistas em sobrevivência podem passar meses sem comer, gastando as energias que acumulam durante os períodos de fartura. Para isso, transforma em gordura a maior parte do que comem e possuem um estômago que é o meio mais ácido conhecido entre os vertebrados. Como animais de sangue frio, dependem fundamentalmente do sol para manter a temperatura do corpo.

Como vivem em bandos e obedecem a uma rígida escala hierárquica na qual o macho tem cada vez mais privilégios à medida que envelhece. Com uma vida média de 70 anos, tornam-se mais férteis e potentes sexualmente à medida que o tempo passa. Apesar do aspecto externo, seus órgãos internos têm muito mais a ver com os das aves que com os dos lagartos.

Os jacarés só atacam quando são ameaçados. Como na Lagoa Maior há uma vasta fartura de alimentos, como capivaras, peixes e aves, o réptil só vem assustando a população por se sentirem ameaçados.


Jacaré da espécie papo amarelo


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.