21.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Julho termina e agosto começa com tempo claro e quente em MS

30/07/2014 16h32 – Atualizado em 30/07/2014 16h32

As temperaturas vão aumentar e o calor começará a incomodar, neste fim de mês e início de agosto

Léo Lima com assessorias

Neste final de julho e começo de agosto, a previsão da meteorologia é de tempo firme, sol e céu claro, com a temperatura aumentando gradativamente. Essa mudança climática (há dois dias atrás o frio assolava todo o Estado, particularmente Três Lagoas) também acarretará baixa umidade relativa do ar, com aumento do índice de radiação ultravioleta que pode trazer danos principalmente à pele humana.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recurso Hídricos de MS), esta quinta-feira (31), último dia de julho deste, o céu de Mato Grosso do Sul amanhecerá com poucas nuvens, com predomínio de sol durante todo o dia e sensação de calor a tarde na região Norte, Leste e Bolsão. Pela manhã as temperaturas estarão em torno de 16°C em Maracaju, Itaquiraí e Bataguassu; 22°C para Porto Murtinho e Corumbá, 21°C Sonora e 18°C em Três Lagoas. No período da tarde as máximas na região Leste podem chegar a 28°C, norte 30°C e no sul não ultrapassa dos 26°C.

A umidade relativa do ar mínima, registrada por volta das 15 horas, estará alta em Maracaju (48%), Ponta Porã (45%), São Gabriel do Oeste/Coxim/Rio Negro de MT (35%), Corumbá e Sidrolândia (40%), Naviraí (55%) e Três Lagoas 50%.

O índice de radiação ultravioleta será de 6 e 7 para o Estado, valor considerado alto. Entretanto esse valor é para céu claro. Onde há nebulosidade esse índice tende a ser atenuado em até 70%.

AGOSTO

A sexta-feira, primeiro dia de agosto, começa com estabilidade e predomínio de sol durante todo o dia em MS. As temperaturas mínimas seguem amenas, em Maracaju espera-se pela manhã 16°C, Sonora 20°C, Cassilândia 15°C, Miranda/Aquidauana 21°C. Dourados e Ponta Porã em torno de 17°C. A tarde ficará com temperaturas agradáveis na região Norte, Pantaneira e Bolsão, ao redor de 30-31°C. Na região Sul temperaturas máximas entre 26 e 28°C.

A umidade relativa ficará abaixo de 60% em todas as regiões. Bela Vista/Caracol/Antônio João 35%, Sonora, Coxim e cidades próximas entre 30 e 35%. Em Corumbá, Sidrolândia e Anastácio irá registrar em torno de 40%, Três Lagoas 45%. Dourados, Ponta Porã entre 35 e 45% e Cassilândia 45%.

O índice de radiação ultravioleta continua alto – 6 e 7 para o Estado. Em Campo Grande céu com poucas nuvens e predomínio de sol. Temperatura mínima, registrada aproximadamente às 6-7 horas será de 18°C. À tarde a temperatura chegará a 28°C e umidade de 40%, aproximadamente.

SEM CHUVAS

As precipitações pluviais, até o domingo (03), não estão na previsão da meteorologia. Conforme o Cemtec, em Três Lagoas, por exemplo, choveu 88 mm este mês.

De acordo com a agência Climatempo, de quinta-feira até domingo, o sol aparece o dia todo em Três Lagoas e não chove.

A temperatura nesta quinta será de 29°C a máxima e 15°C a mínima. Na sexta, a previsão é de temperatura variando entre 16°C a mínima e 30°C a máxima.

Para o domingo, a temperatura deverá ser de 32°C a máxima e a mínima de 18°C.

Mapa de MS com as previsões de temperaturas para as regiões, conforme o Inmet (Foto: Divulgação Cemtec)

Mapa do IUV com indicativos da radiação até domingo próximo (Foto: Centec)

A carta sinótica aqui apresentada possibilita ao usuário identificar a atuação de frentes frias/quentes, sistemas de baixa e de alta pressão, instabilidades e zonas de convergência (Foto: Cemtec)

Mapeamento sobre volume de chuvas que caíram no Estado até o momento (Foto: Divulgação Cemtec)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.