19.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Maior evento de MS sobre tecnologia para agricultura familiar ocorre neste mês

01/04/2018 08h25

Mato Grosso do Sul conta, atualmente, com aproximadamente 80 mil famílias de agricultores familiares

Redação

Realizada a cada dois anos, em Mato Grosso do Sul, a 3ª Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar) está programada para os dias 17, 18 e 19 de abril. Considerado o maior evento do ramo, no Estado, a edição conta com mais de 20 tecnologias a campo, além de mostras, oficinas e feira de produtos.

O evento deve reunir agricultores familiares, técnicos de assistência técnica, estudantes, acadêmicos e professores, além da população urbana interessada em conhecer as tecnologias voltadas para o setor agrícola de base familiar. A primeira edição foi realizada em 2014 e contou com 1.200 participantes. A segunda edição, realizada em 2016, reuniu cerca de 1.500 pessoas.

Mato Grosso do Sul conta, atualmente, com aproximadamente 80 mil famílias de agricultores familiares. Dados do último Censo Agropecuário revelam que os principais alimentos produzidos pelos pequenos agricultores em Mato Grosso do Sul são mandioca (77%), café (68%) e feijão (56%).

De acordo com dados da Sead (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário), a agricultura familiar é caracterizada quando a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda.

“Esse evento serve como uma importante oportunidade de tornar a ciência e a tecnologia acessível para agricultores da nossa região, sejam eles pequenos, médios e/ou grandes produtores”, explica o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo.

O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, explica que o evento é preparado em parceria com diversas instituições de Mato Grosso do Sul, entre eles, Governo do Estado, Prefeitura Municipal, APO/MS (Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul) e da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), na Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados.

O evento ocorre a partir das 7h30 do dia 17 de abril, na Embrapa Agropecuária Oeste – Rodovia BR 163, Km 253,6 Zona Rural Dourados.

(*) Campo Grande News

Agricultura familiar é caracterizada quando a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva é a principal fonte de renda. (Foto: Aline Lira)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.