33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Morosidade em obras faz com que famílias ocupem casas populares

28/07/2014 10h17 – Atualizado em 28/07/2014 10h17

Em Nova Andradina, morosidade em obras faz com que famílias ocupem casas populares

Construção de 24 casas populares foram ocupadas por diversas famílias no Bairro Bela Vista II, em Nova Andradina

Da Redação

Na manhã deste sábado (26), diversas famílias de Nova Andradina, ocuparam a construção de 24 casas populares, no Bairro Jardim Bela Vista II. Segundo eles, depois de cerca de seis anos de obras paralisadas e nenhuma explicação sobre o caso, a paciência se esgotou e as famílias decidiram tomar uma iniciativa. “Este ato de ocupar as casas não é nenhum tipo de protesto, é uma necessidade, quem quiser, pode conferir, estamos aqui porque precisamos, eu mesmo estou há 10 anos na espera por uma casa em Nova Andradina”, disse uma das ocupantes.

De acordo com as famílias que estão se instalando no local, as casas estavam sendo usadas para consumo de entorpecentes e outras atitudes ilícitas. Nas palavras dos ocupantes, o descarte de lixo e animais mortos também era comum nas proximidades da construção. “Essa área estava abandonada, e como muita gente necessita de moradia vamos morar aqui até alguém enxergar essa realidade”, disse dona Cícera, que não foi contemplada nessas casas, mas participa da ocupação.

O ponto estava muito perigoso, tanto pela frequência de usuários de drogas, quanto pelo abandono. “É só dar uma caminhada pelo local, você vai ver muito lixo, e as fossas das casas já estão desmoronando, isso é um perigo para as crianças, estamos ao lado de uma creche, logo ali tem um posto de saúde, o Hospital Regional fica lá do outro lado, isso não podia continuar da forma que estava”, disse um morador do Bairro.

Segundo Carlos Alberto Zulcão, os ocupantes estão abertos para recepcionar os representantes responsáveis por eventuais esclarecimentos. “Esperamos que o poder público responsável pela obra se manifeste e venha solucionar a situação, minha esposa espera há 12 anos por uma casa e a conversa sempre é a mesma, esperar e esperar, e nunca nos deram outra opção a não ser isso. Hoje fizemos uma ação bacana, estamos limpando o espaço, valorizando a área e atendendo as necessidades das famílias, que é ter um lar”, desabafou Carlos Alberto.

Carlos Zulcão mostrou outra área de construção, que fica próximo do local ocupado, esta por sua vez, conta apenas com a fundação das residências. Segundo Carlos, essas construções também estão há cerca de seis anos paralisadas e, nunca foi apresentada uma explicação pela paralisação da obra. Hoje a principal utilidade da área é o descarte de lixo, por parte da população.

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, adiantou que as obras são de responsabilidade do Governo Federal, em parceria com uma ONG, intitulada Pró Vida, que seria a responsável pela execução do projeto mas, acabou abandonando a obra antes do término.

(*)Com informação de Nova News

Famílias trabalham na limpeza do local e na cobertura das casas (Foto: Germino Roz/Nova News )

Os ocupantes se uniram em mutirão para a limpeza e cobertura das residências (Foto: Germino Roz/Nova News )

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.