20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Morre, aos 100 anos, ex-governador do Estado, Wilson Barbosa Martins

13/02/2018 08h33

Morre, aos 100 anos, ex-governador do Estado, Wilson Barbosa Martins

Ex-governador Wilson Barbosa Martins morre na manhã desta terça-feira em Campo Grande

Redação

Ex-governador Wilson Barbosa Martins morre na manhã desta terça-feira em Campo Grande

Aos 100 anos, o ex-chefe do executivo estadual de Mato Grosso Sul, Wilson Barbosa Martins morreu em sua residência por volta das 6 horas desta terça-feira. Ele já tempos recebia atendimento médico em sua casa, no qual tinha uma enfermeira particular que permanecia permanente no imóvel para atendê-lo.

Martins foi uma importante figura política durante o estado uno. Foi prefeito de Campo Grande, deputado federal, senador e governador de Mato Grosso do Sul por dois mandatos, sempre sucedendo o seu rival, Pedro Pedrossian.

Wilson Martins foi casado com Nelly Martins, escritora e artista plástica, falecida no ano de 2003, com quem teve três filhos; Thaís, Celina e Nelson.

HISTÓRIA

Em 15 de novembro de 1982 ocorreu eleição direta para governadores em todo o território brasileiro. Wilson Barbosa Martins foi o primeiro governador de Mato Grosso do Sul eleito pelo voto direto para o período de 1983 a 1986. Até então, os chefes do executivo estadual eram nomeados pelo presidente da República do Regime Militar ( 1964-1985).

Wilson Barbosa Martins (PMDB) administrou o Estado até 15 de maio de 1986 e licenciou-se para concorrer ao Senado. O vice governador, Ramez Tebet,(PMDB), completou o período. Na primeira gestão construiu obras de infraestrutura, como a rodovia BR 262, e terminou grande parte das obras do Parque dos Poderes, como a ligação pela Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Em Dourados construiu o Estádio Douradão.

Wilson Barbosa Martins nasceu no dia 21 de junho de 1917 na Fazenda São Pedro (Foto:Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.