19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mundo Senai deve atrair 10 mil estudantes em 8 cidades do Estado

28/09/2016 14h40

Nas unidades operacionais do Sesi de Três Lagoas e Maracajú a orientação começou na manhã desta quarta-feira (28)

Assessoria

A edição 2016 do Mundo Senai começou nesta quarta-feira (28/09) e prossegue até quinta-feira (29/09) em Campo Grande e mais sete municípios de Mato Grosso do Sul. A expectativa é atrair cerca de 10 mil estudantes de Ensino Médio de escolas das redes pública e privada, oferecendo informações sobre educação profissional e vagas de estágio no mercado de trabalho.

Na Capital, onde são esperados 2 mil visitantes nos dois dias, o gerente do Senai, Marcos Costa, comentou que os sete cursos técnicos da entidade estão sendo demonstrados pelos alunos e instrutores aos visitantes com o objetivo de despertar o interesse para a formação técnica. “Ao abrir a casa e mostrar as áreas em que atuamos, levamos o estudante a refletir sobre a inserção no mercado de trabalho, muitas vezes facilitada pelo tipo de formação que oferecemos”, explicou.

Além disso, o IEL está ofertando vagas de estágio para facilitar o acesso dos estudantes ao mercado de trabalho e, para se inscrever, o estudante precisa ter a partir de 16 anos e frequentar as aulas regularmente. Para a professora Natalie Momm, da Escola Estadual Padre João Greiner, o Mundo Senai é uma ótima oportunidade para que os alunos interajam com uma realidade diferente da deles.

“Nossa escola já trabalha com a formação técnica integrada ao Ensino Médio. Os alunos podem optar pela área da Administração ou de Manutenção e Suporte em Informática. Conhecer os cursos oferecidos pelo Senai pode despertar novos interesses e possibilidades para uma futura carreira profissional”, declarou Natalie Momm.

Os alunos Gustavo Paes de Oliveira e Eduarda Souza, de 15 anos, concordam com a professora. Ambos cursam o 1º ano do Ensino Médio com ênfase em Administração, mas pretendem seguir carreiras diferentes. Gustavo quer fazer Direito, enquanto Eduarda quer ser médica. “Não tenho dúvida que os conceitos de administração aprendidos no Ensino Médio serão muito úteis, independente da carreira que eu venha a seguir”, pontuou Gustavo de Oliveira.

Um dos setores que mais despertam a atenção dos visitantes no Mundo Senai é o de robótica. Atrás da mesa que demonstra as habilidades de pequenos robôs, o estudante Pedro Henrique Moreira, que tem 15 anos e cursa o 9º ano, explica aos visitantes o que ele aprende na rotina do Time de Robótica da Escola do Sesi. “A professora nos passa desafios, e para superá-los a gente aprende a comandar os robôs. Além das noções de robótica e mecatrônica, que podem auxiliar na escolha de uma profissão, a atividade nos prepara para Festivais e Campeonatos”, relatou.

INTERIOR

Nos municípios do interior, a orientação da acerca do conhecimento sobre educação profissional e vagas de estágio no mercado de trabalho começou cedo nas unidades operacionais do Senai de Três Lagoas e Maracaju. Na cidade da região da costa leste do Estado, após a cerimônia de abertura, alunos de quatro instituições de ensino assistiram palestras sobre orientação vocacional e mercado de trabalho.

Em Maracaju, a visitação a unidade foi aberta às 7h30, e a programação segue até a noite, quando estudantes do Ensino Médio participarão de palestra com técnicos do Senai. “A expectativa é que 600 alunos participem do Mundo Senai e conheçam na prática os cursos que o Senai oferece”, afirmou o gerente do Centro Integrado Sesi Senai de Maracaju, Antônio Carlos de Campos Faria.

Nas cidades de Naviraí e Corumbá, a programação do Mundo Sesi tem início nesta tarde, a partir das 13 horas, e inclui palestras em parceria com o IEL e minicursos nas áreas de logística, robótica, artesanato com garrafas pet, entre outros, abertos para toda a comunidade. No município de Dourados, as atividades começam a partir das 19 horas e, em Rio Verde e Aparecida do Taboado, a programação do Mundo Senai serão somente nesta quinta-feira (29/09).

(*) Assessoria de Comunicação da Fiems

Alunos de Três Lagoas assistem à palestra (Foto: Assessoria)

Alunos de Campo Grande participam do mundo Senai 2016 (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.