33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

No Dia do Índio, fortaleça o artesanato Ofaié em Três Lagoas

19/04/2017 09h29

Comunidade indígena de Brasilândia possui exposição permanente na Casa do Artesão

Guta Rufino

Neste dia 19 é celebrado o Dia do Índio. E para preservar a cultura indígena regional, a Fibria, está doando toda a estrutura de um Centro Cultural que está sendo entregue nesta quarta-feira, à comunidade Ofaié, da região de Brasilândia – município da região do Bolsão sul-mato-grossense, distante 65 km de Três Lagoas.

O barracão será além de oficina, ponto de encontro dos Ofaiés, para interação social. Depois da entrega do Centro Cultural, às 10h30, um almoço tradicional será servido à toda a comunidade Ofaié. Autoridades locais de Brasilândia, e pesquisadores da área, também devem participar do evento.

OFAIÉS EM TRÊS LAGOAS

Em Três Lagoas, a comunidade tem um espaço reservado na Casa do Artesão. Pelo local, desde o ano passado, uma exposição permanente, reserva peças de seus artesanatos, que estão disponíveis para a venda. As peças custam entre R$ 14 e R$ 55. São de excelente qualidade e acabamento, além de trazerem na pintura e bordado, ícones de resgate cultural da comunidade Ofaié.

Além do material exposto na Casa do Artesão, que é confeccionado pelas mulheres da comunidade, também estuda-se a possibilidade de agregar o trabalho manual dos homens; estruturas feitas em bambu. Vale a pena conferir e fortalecer a produção de arte indígena de nossa região.

Artesanato Ofaié está exposto na Casa do Artesão, na circular da Lagoa Maior, em Três Lagoas (Foto: Guta Rufino)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.