33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Orquestra de Violeiros busca parceiros para prosseguir projeto cultural

13/03/2017 16h30

Há 21 anos tocando musica raiz, Orquestra busca parceiros para realizar sonho de gravar o CD

Thais Dias

A cidade de Três Lagoas hoje um grande polo industrial conhecida como Capital Mundial da celulose. Porém ela começou desenvolver-se com a pecuária. Com isso naquela época, a música que mais se ouvia, que embalava a população era a sertaneja, também chamada música raiz.

Decorridos os tempos os costumes e a preferência de grande parte da população, a maioria jovens optaram pelo sertanejo universitário, que hoje lotam os shows e exposições agropecuárias.

MOVIMENTO CULTURAL

Porém, em Três Lagoas, um movimento cultural, conhecido como Orquestra de Violeiros, surgido há 21 anos não deixou o estilo sertanejo morrer. O grupo que já contou com mais de 50 componentes, hoje o quadro se resume a 30 violeiros quer ampliar o número de integrantes.

Por conta disso, a coordenadora da orquestra, Cidinha Mariano quer atrair mais adeptos à causa. Para isso, ele pretende ampliar o quadro de participantes, dando oportunidades aos jovens da cidade.

PADRINHO

Nesse sentido, na manhã de hoje (13) Cidinha esteve no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores, André Bittencourt, para convidá-lo a ser o primeiro padrinho, da Orquestra. A intenção. É através do parlamentar conseguir mais padrinhos à causa e com isso angariar recursos para compra de novos equipamentos.

Cidinha disse que não quer apenas dinheiro, mas sim apoio de todos para continuar com a Orquestra. “O nosso maior sonho é gravar o CD e DVD de 21 anos de estrada. Porém passa por algumas dificuldades para alcançar. Os músicos precisam de aparelhagem, como microfone, estantes de partitura, violas e violões”, reiterou a coordenadora.

Bitencourt ouviu com atenção a proposta e disse que sentia-se muito envaidecido com o convite. “Sinto-me enaltecido, principalmente por tudo que a orquestra já proporcionou para a cultura de Três Lagoas e região. A Orquestra de Violeiros de Três Lagoas faz parte da cultura sul-mato-grossense”.

O vereador ressaltou ainda que qualquer forma de manifestação cultural é significativa para o desenvolvimento saudável de uma cidade ou região, pois trata-se da formação humana e seus valores.

ASSESSOR JURÍDICO

O advogado Marcio Oliveira que também esteve presente na reunião, disse que foi convido pela coordenadora para ajudar na questão legais, como assessor jurídico. Oliveira disse que aceitou o convite dizendo ser um apreciador da música sertaneja raiz. Nesse sentido, ele já fez gestões junto ao departamento de Cultura para que sejam devolvidos os instrumentos à orquestra e tudo está caminhando bem, disse.

A Coordenadora frisou que os músicos realizam as apresentações por amor não tento nem fim lucrativo, e por isso, toda ajuda é sempre bem-vinda.

Os interessados podem entrar em contato pelo fone (67) 98184 8192 ou comparecer no Centro de Ensino Artístico de Três Lagoas, localizado na Viela Miguel Amado, 1211.


A Orquestra de Violeiros busca novos parceiros para continuar com o projeto na cidade (Foto/Thais Santos)

Cidinha Mariano se reuniu com o vereador André Bittencourt para convida-lo para ser o primeiro padrinho (Foto/Thais Santos)

Bitencourt ouviu com atenção a proposta e sentiu envaidecido com o convite.(Foto/Thais Santos)


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.