17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Pedro Pedrossian: O legado de um homem e suas memórias em Três Lagoas

22/08/2017 12h14

Engenheiro, político e amigo: Ex-governador do MS, deixa saudades e uma história de amizade verdadeira em Três Lagoas

Ricardo Ojeda e Ygor Andrade

O Mato Grosso do Sul, prestes a completar 40 anos de sua divisão, acaba de perder um de seus mais ilustres personagens políticos. O ex-governador, Pedro Pedrossian, faleceu na madrugada desta terça-feira, (22), em sua casa em Campo Grande. Pedrossian teve uma parada cardiorrespiratória às 03hs30 e não resistiu. Ele estava com 89 anos, com a saúde debilitada, de acordo com informações de familiares e pessoas próximas.

Pedrossian era conhecido por sua integridade e bom relacionamento político, mas também por sua generosidade e gratidão. Em Três Lagoas, por exemplo, há uma senhora de 84 anos que jamais se esquecerá de uma amizade que durou mais de 50 anos.

PERSONAGEM ICÔNICA

Nascida em Garcia, distrito de Três Lagoas, Visitação Veron da Mota, mais conhecida como Tia Nega, é uma daquelas personagens icônicas que a cidade ainda preserva, e que se lembra emocionada de todos esses anos em que conviveu com a amizade do ex-Governador. “Eu me recordo como se fosse hoje, o dia em que nos conhecemos. Entrei no vagão da NOB (Noroeste do Brasil), lá em Bauru, e fiz um pedido para a igreja aqui em Três Lagoas”, lembra a emocionada Tia Nega.

O pedido em si, irrelevante a essa altura do campeonato, fez nascer uma amizade bastante forte entre a mulher engajada em projetos sociais e o diretor da NOB. “Naquele dia ele me disse que não poderia atender o pedido, mas que, sendo para mim, faria com que as coisas acontecessem”, enfatiza ela.

AMIZADE

Depois de algum tempo, Pedro Pedrossian mudou-se para Três Lagoas para ficar mais perto de seu trabalho e foi morar justamente próximo à casa de Tia Nega, onde a amizade começou a dar outros frutos. Decorridos alguns anos, Pedrossian mudou-se para a capital do Estado, que na época do estado uno, era Cuiabá. Foi quando ele entrou na política em 1966, como governador do estado de Mato Grosso.

Mesmo sendo mandatário do estado, a amizade com a Tia Nega sempre permaneceu. Inclusive ajudou a realizar muitas ações à comunidade de Três Lagoas.

BATENDO NO PEITO

Tia Nega lembra da criação de uma horta comunitária, em que alguns líderes de bairro se responsabilizavam pelo cuidado e os munícipes tinham o privilégio de usufruir da plantação. “Nós sempre nos ajudávamos. Quando ele precisava, seus filhos dormiam em casa. Nós nos cuidávamos”, relembra ela, chamando o amigo de Doutor Pedro.

Àquela época, os políticos eram indicados e não eleitos, e aqui, emocionada, Tia Nega abre um parênteses para reviver um acontecimento durante todos esses anos de amizade. Ela refaz os caminhos em sua memória, olhando para os lados e comenta o período em que seu falecido esposo, Benedito Soares da Mota, o Madrugada, adoeceu. “O Doutor já era Governador do Estado quando isso aconteceu; assim que ficou sabendo que o Madrugada estava doente, mandou um avião de Campo Grande até aqui buscá-lo. Assistiu ele em tudo que foi necessário e disse algo que até hoje ficou gravado aqui dentro – falou ela, batendo no peito. Ele olhou para meu esposo e disse: ‘Olha, Madrugada, vou fazer duas coisas por você. A primeira, o José Lopes será prefeito de Três Lagoas; a segunda, o Estádio da cidade vai se chamar Madrugadão em sua homenagem’. Aquilo me deixou extremamente feliz”, reviveu Tia Nega, também comentando que seu esposo fora funcionário da Cooperativa dos Ferroviários, responsável por levar mantimentos aos trabalhadores e vereador por 12 anos em Três Lagoas.

MEMÓRIA VIVA

Uma das poucas memórias vivas da cidade, Tia Nega relembra com carinho a época em que Três Lagoas nascia. “Era areia, um ou outro comércio e a igreja. Quando a gente queria sair, se divertir, ia até a lagoa (Lagoa Maior) para nadar. Era isso que a cidade tinha a oferecer, hoje não. Hoje tem de tudo”, destacou.

Umas das obras construídas por Pedrossian em Três Lagoas foi o estádio que foi batizado de Madrugadão em homenagem ao amigo Madrugada. A placa original foi retirada e em seu lugar foi afixada outra da gestão de Wilson Barbosa Martins

HOMENAGEM

Em Maio de 2006 lançou o livro de memória Pedro Pedrossian – O Pescador de Sonhos, publicado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul em que relata a sua trajetória política, marcada pelo empreendedorismo, populismo e personalismo.

Pela sua importância do contexto da história, Pedrossian despontou no cenário político do estado e do país, inclusive sendo homenageado pelo músico e compositor, Renato Teixeira, com a música “Homem de Miranda”. Ouça no vídeo abaixo.


Pedro Pedrossian era considerado um tocador de obras e morreu em sua casa aos 89 anos (Foto: Deurico/Capital News)


Em março deste ano, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques e o seu colega do MS, Reinaldo Azambuja visitaram Pedro Pedrossian em sua residência (Foto: Assecom/MT)


Visitação Veron da Mota, mais conhecida como Tia Nega, se lembra emocionada de todos esses anos em que conviveu com a amizade do ex-Governador (Foto: Ricardo Ojeda)


Foto do casamento da Tia Nega, com Benedito Soares da Mota, conhecido como  “Madrugada”. Ele foi homenageado pelo ex-governador, que batizou o estádio local de Madrugadão (Foto: Álbum de família)

Pedrossian foi governador de Mato Grosso entre 1966 e 1971, antes de o Estado ser separado em 1977. Depois, foi duas vezes governador de Mato Grosso do Sul (1980-83 e 1991-95) (Foto: Divulgação)


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.