21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

PF fecha primeiro semestre com apreensão de quase oito toneladas de drogas

25/07/2014 17h41 – Atualizado em 25/07/2014 17h41

Somente a Polícia Federal de Três Lagoas, de janeiro até agora, realizou a apreensão de 7,9 toneladas de entorpecentes, a maioria maconha, na região

Léo Lima

Com a apreensão recente de dois veículos abarrotados de tijolos de maconha, na quinta-feira (24), rendendo mais de duas toneladas do entorpecente, a Polícia Federal de Três Lagoas, neste ano, totalizou 7.958,5 toneladas de drogas apreendidas na região.

Na manha desta sexta-feira (25), o delegado federal Daniel Coraça Júnior recebeu a reportagem do Perfil News na delegacia da PF local para uma rápida entrevista, onde avaliou o trabalho dos federais no combate ao narcotráfico na região, revelando ainda o volume de apreensões de janeiro até ontem. “Foram quase oito toneladas apreendidas pela Polícia Federal, em conjunto com outros organismos policiais; um duro golpe no esquema de tráfico de drogas que utiliza esta região para a passagem das cargas de entorpecentes”, colocou Coraça.

APREENSÕES RECENTES

Para o delegado, as ações das instituições policiais da região tem produzido um efetivo combate aos narcotraficantes, inclusive, em algumas ocasiões, com prisões de pessoas envolvidas. “Infelizmente, nestas duas recentes operações, os traficantes [motoristas dos veículos] não foram presos, mas conseguimos reter essa quantidade de drogas”, observou Coraça.

Ontem (24), durante fiscalização de rotina no trecho da BR-158 que demanda Brasilândia a Bataguassu, a Polícia Federal de Três Lagoas teve êxito na retenção, primeiramente, de uma caminhonete Ford Ranger, com placas de Santa Catarina, cujo condutor deu retorno no veículo assim que presenciou a barreira policial na rodovia, se embrenhando em fuga por estrada vicinal. Perseguido, o traficante acabou batendo a caminhonete e abandonou o veículo, sumindo no mato. Foram apreendidos cerca de uma tonelada de maconha.

Nessa mesma ação, outro veículo foi percebido pelos agentes federais, mas conseguiu escapar das buscas realizadas pelos federais devido à operação de captura pela caminhonete. No entanto, a Polícia Militar de Brasilândia, que deu cobertura à ação da PF, conseguiu encontrar esse veículo – um Audi A4, placa DGG-6446, de Dourados (falsa, a verdadeira é de Diadema/SP) – e apreender a “mercadoria”: uma tonelada e 400 quilos de maconha distribuída até pelo teto do carro, além do bagageiro.

Consta que o condutor atolou o carro durante a fuga e se evadiu a pé. Antes, tentou sair do atoleiro usando até alguns tijolos de maconha, calçando os pneus, mas não conseguiu. O carro foi encontrado em uma estrada vicinal, por onde um ônibus escolar faz linha. O motorista acionou a Polícia Militar, que apreendeu o automóvel.

BALANÇÃO

De janeiro até agora, conforme dados da PF de Três Lagoas, foram apreendidas aproximadamente cinco toneladas e 555 quilos de maconha, mais esses dois carregamentos recentes – 2,4 toneladas.

Nesse mesmo período, a PF local apreendeu também três quilos e meio de cocaína.

O Audi abarrotado de maconha e a caminhonete ao fundo, também apreendida ontem; no detalhe, a Ford Ranger

Os traficantes rechearam o Audi com tabletes de maconha, mas o carro atolou: o motorista usou a droga para tentar sair do atoleiro, mas não conseguiu (Foto: Edivelton Kologi)

Assim como na carroceria da caminhonete (foto), o bagageiro do Audi também estava cheio de tabletes da droga (Foto: Edivelton Kologi)

O automóvel de luxo ficou todo sujo de lama devido ao atoleiro, durante a fuga do traficante pela estrada vicinal (Foto: Edivelton Kologi)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.