24.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Prefeita de Três Lagoas sanciona lei de criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes

27/06/2016 11h20

Documento foi publicado nesta segunda-feira (27), no Diário Oficial do Município

Assessoria

A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura, sancionou a lei que cria o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes de Três Lagoas – MS (COMMUT), a promulgação foi publicada nesta segunda-feira (27), no Diário Oficial do Município.

O conselho está vinculado a Secretaria Municipal de Trânsito, órgão de controle social da gestão das políticas de transportes e mobilidade urbana do Município, de caráter consultivo, fiscalizador e deliberativo.

No documento, foram publicadas as principais atribuições do COMMUT, sendo entre elas: participar da formulação das políticas públicas de mobilidade urbana e de transportes do município; acompanhar as ações de normatização e fiscalização do exercício do serviço de transporte coletivo público de passageiros, bem como sugerir as mudanças que contribuam para a eficiência do setor e entre outras.

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes também poderá realizar Plenárias Populares ou audiências públicas sempre que for necessárias, com o objetivo de avaliar e propor políticas para serem implementadas pelo Poder Público, garantida ampla divulgação à população.

O COMMUT será composto por: sete representantes do poder executivo, três representantes dos seguimentos empresariais e sete da sociedade civil. Os membros serão indicados por suas respectivas entidades representativos, exceto o representante da empresa de Transporte Público Coletivo, que deverá ser indicado pela própria empresa.

Os membros no Conselho serão nomeados e empossados pelo Chefe do Poder Executivo e terão mandato de dois anos, sendo permitida uma recondução, exceto para os representantes do poder público.

As funções de membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes não serão remuneradas, sendo o seu exercício considerado de relevante serviço público.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

A Presidência do COMMUT será exercida por um dos seus membros titulares, eleito (a) pelo colegiado em votação aberta. (Foto: Assessoria)

Prefeita de Três Lagoas sanciona lei de criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.