21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Prefeitura abre licitação para colocar em prática projeto de monitoramento por câmeras em Três Lagoas

22/07/2014 15h27 – Atualizado em 22/07/2014 15h27

O sistema, que estava previsto para entrar em funcionamento no primeiro semestre deste ano, deve ser ativado possivelmente no próximo ano, tendo em vista que somente após 45 dias da data da licitação, marcada para o início de agosto, é que pode ser emitida a ordem de serviço

Larissa Lima

Quase um mês depois da reportagem do Perfil News denunciar o entrave burocrático para a implantação do sistema de monitoramento por câmeras da Polícia Militar, foi divulgado hoje (22), no Diário Municipal, que está aberto o processo de licitação para a contratação da empresa que instalará os postes onde serão afixadas as câmeras.

Segundo a Tomada de Preços Nº 30/2014, o processo, de número 4724/2014 é do tipo Menor Preço Global, e visa à contratação de uma empresa que forneça e instale os postes e ramais elétricos que vão abrigar cerca de 40 câmeras que vão integrar os Sistema de Videomonitoramento e Central de Operações 190 da Polícia Militar de Três Lagoas. Ainda de acordo com o documento, o recebimento das propostas está marcado para o dia 6 de agosto, conforme determinado no dia 17 deste mês, com publicação apenas hoje

BUROCRACIA

Segundo Comandante da Polícia Militar, Tenente Coronel Wilson Monari, em entrevista ao Perfil News no mês passado, a inauguração do novo sistema, que tem como objetivo contribuir para a queda da criminalidade através do uso da tecnologia, ainda não havia sido concretizado por conta de impasses burocráticos entre a Prefeitura Municipal e a Petrobras, que firmaram um Termo de Compromisso no qual a estatal financia a obra como parte das medidas que visam minimizar os impactos causados pela instalação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados UFN3.

Na ocasião, a construção do prédio que vai abrigar a Central de Monitoramento, que fica localizado dentro do 2º Batalhão de Polícia Militar, já estava com 95% da obra concluída, a espera apenas, da instalação do sistema, mobiliário e equipamentos.

MOTIVO DA DEMORA

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, a demora em licitar o projeto se devia a exigências da Petrobras, que para serem atendidas, necessitava que o mesmo fosse desmembrado e detalhado.

Com o término da licitação, a ordem de serviço para o início da instalação só poderá ser emitida 45 dias depois, ou seja, a implantação do sistema deve ocorrer por volta do dia 19 de setembro.

Outro fator apontado por um dos envolvidos no processo, o engenheiro Luiz Gustavo Lourenço Guerra, é a etapa de pesquisa de empresas especializadas no serviço e a cotação de preços. Segundo ele, após os trâmites que autorizam o início das obras, tudo deve ser concluído em quatro ou cinco meses.

PROJETO

Segundo Monari, Três Lagoas será a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a receber um sistema de monitoramento por câmeras tão completo e moderno, conforme prevê o projeto.

As câmeras serão instaladas em locais de muita aglomeração de pessoas, como é o caso da área central, Praça Ramez Tebet e Circular da Lagoa Maior e em outros pontos, considerados rotas de fuga, como grandes avenidas e bairros da periferia.

A medida trará mais agilidade da Polícia no combate a crimes e tem a previsão de reduzir em 40% o número das ocorrências de furto e delitos em geral.

A Praça Ramez Tebet, assim como outros pontos da área central e a Lagoa Maior receberão a instalação das câmeras por serem locais de grande fluxo e aglomeração de pessoas (Foto: Arquivo/ Perfil News)

Segundo o Comandante Tenente Coronel Wilson Monari, se não tivesse esbarrado na burocracia, o sistema já teria sido instalado (Foto: Edivelton Kologi)

No mês passado, 95% das obras do prédio onde será instalada a central já estavam concluídas (Foto: Edivelton Kologi)

Atualmente, o Copon (Central de Monitoramento) funciona em uma sala com espaço reduzido, o que, com o novo prédio, vai mudar (Foto: Edivelton Kologi)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.