22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Presidente do TJMS instala Justiça Itinerante na comarca de Três Lagoas

20/07/2018 14h40

Nova estrutura funcionará dentro de um ônibus doado pela Eldorado e atuará em locais afastados da sede com o objetivo de democratizar a justiça e atender à demanda reprimida que não chega ao Fórum no dia a dia

Gisele Berto

Na manhã desta sexta-feira, 20, o Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Divoncir Schreiner Maran, acompanhado do Presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados, desembargador Paschoal Carmello Leandro, instalou a Justiça Itinerante na comarca de Três Lagoas e entregou o ônibus doado pela empresa Eldorado Brasil Celulose, que levará a justiça até os bairros.

“A administração está atenta às necessidades da sociedade e busca fazer cada vez mais com menos, com mais rapidez e mais eficiência”, afirmou o desembargador Divoncir. Ele destacou que na Capital e em Dourados, o serviço de Justiça Itinerante é conhecido pela simplicidade e eficiência.

“A população da Capital já se habituou e, antes mesmo do sol raiar, as filas vão se formando. Minutos depois, o juiz e sua equipe já estão iniciando o atendimento de maneira simples e informal, sem se distanciar da qualidade e da segurança jurídica, que todo processo precisa ter”, enfatizou.

Em Três Lagoas, o serviço da Justiça Itinerante funcionará vinculado à Vara do Juizado Especial Cível e Criminal e atenderá nos locais afastados da sede, democratizando a justiça e efetivando direitos.

O desembargador Paschoal ressaltou que, com a Justiça Itinerante, o Judiciário sai da estrutura física e vai até a população para atender os conflitos. “Inclusive, encontrará uma demanda reprimida que não chega ao fórum no dia a dia e, assim, melhora o atendimento à população”, explicou.

O Presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados falou ainda sobre a importância da parceria do TJMS, com a iniciativa privada que concretizou a instalação desse serviço. “O orçamento é pequeno, mas com parcerias temos conseguido cumprir as metas de desenvolvimento, com intuito único de uma prestação jurisdicional eficiente”, garantiu.

O representante da Empresa Eldorado Brasil Celulose, Elcio Trajano Jr, que doou o ônibus adaptado para o serviço, falou da satisfação por ter encontrado um Poder Judiciário determinado e que tratou da instalação da Justiça Itinerante com rapidez. “É uma satisfação contribuir com uma justiça célere”, concluiu Trajano.

O juiz Márcio Rogério Alves, Diretor Substituto do Foro da Comarca de Três Lagoas, agradeceu pela instalação da Justiça Itinerante e lembrou que o anseio dos juízes é, em tarefa árdua, levar a Justiça à população. “Isto não é só um veículo com rodas, mas um instrumento de esperança para a solução de conflitos do cidadão”, disse o juiz.

Sobre a Comarca de Três Lagoas

A comarca de Três Lagoas completou 100 anos de criação pela Lei nº 754, de 1918, no dia 17 de julho.

A cidade destaca-se pelo crescimento populacional, situação que exige do Poder Judiciário a otimização da prestação jurisdicional e a melhor aproximação da justiça com a população. O censo de 2010 apontou que Três Lagoas tinha 101.791 pessoas, porém, estima-se que atualmente o número cresceu para mais de 117.400 habitantes.

Tramitam atualmente 34.910 processos na comarca de Três Lagoas. Desses, 6.538 estão na Vara do Juizado Especial Cível e Criminal. Nos últimos 12 meses foram distribuídos 21.635 processos, sendo 6.671 somente para os juizados. No montante dos baixados, nos últimos 12 meses, os dados apontam 21.548 com 6.172 para a área dos juizados.

Presidente do TJMS instala Justiça Itinerante na comarca de Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.