26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Primavera começa a partir desta segunda, com chuvas e calor

19/09/2014 12h20 – Atualizado em 19/09/2014 12h20

A “Estação das Flores” iniciará dia 22 de setembro às 22h29 (horário MS), com término no dia 20 de dezembro; a previsão é de aumento gradativo da temperatura e períodos chuvosos

Léo Lima com assessoria

A estação mais esperada do ano, a Primavera, terá início a partir das 22h29 desta segunda-feira (22) e termina no dia 20 de dezembro, determinando o fim do inverno.

A primavera destaca-se pela presença de exemplares coloridos da flora, como os ipês, e, segundo a climatologia, pela mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. . Em Mato Grosso do Sul as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa.

Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação. Em algumas ocasiões, podem ocorrer descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo. Contudo, aumenta a ocorrência de “complexos convectivos”, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos.

As temperaturas aumentam gradativamente nessa época do ano. Nessa primavera há previsão da formação do evento El Niño, que é quando as águas do Pacífico ficam mais aquecidas e para Mato Grosso do Sul tem como reflexo um maior bloqueio para a passagem das frentes frias. Entretanto na segunda quinzena de outubro há possibilidade da passagem de uma frente fria.

A maior parte da chuva desta estação deve acontecer em forma de pancadas que, geralmente, ocorrem nos períodos da tarde e da noite e vão se tornando mais frequentes à medida que nos aproximamos do verão. Nos primeiros dias de dezembro haverá um evento de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que causará muita chuva em Mato Grosso do Sul.

COMO FOI NO ANO PASSADO

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de MS) faz uma análise da primavera de 2013, através da temperatura mínima, máxima, umidade relativa mínima, rajada de vento e precipitação. Os dados são da estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em 2013 a menor temperatura mínima, ou temperatura mínima absoluta, da primavera foi registrada em Amambai 1,9°C, dia 25 de setembro, às 6 horas (Hora Local- HL). Amambai também foi a menor temperatura em outubro (9,8°C, dia 6) e dezembro (16,8°C, dia 12).

Dia 13 de novembro Bela Vista registrou 13,3°C. Na capital, Campo Grande, a mínima absoluta da primavera foi de 6,9°C, dia 25 de setembro.

TEMPERATURA MÁXIMA

Calor e temperaturas elevadas no período de chuva é chamado veranico. Água Clara registrou em setembro (39,9°C, dia 28) e novembro (39,6°C, dia 29) as maiores temperaturas do estado de Mato Grosso do Sul no período da primavera.

Dia 5 de dezembro Porto Murtinho registrou máxima de 39,2°C. A maior temperatura de Campo Grande foi de 35,6°C, dia 20 de setembro.

UMIDADE MÍNIMA

Dia 9 de setembro Chapadão do Sul registrou umidade relativa de 9%, caracterizando estado de emergência. O mesmo valor (9%) aconteceu em Porto Murtinho, dia 19 de outubro.

Novembro, dia 23, foi registrado 14% (estado de alerta) em Corumbá e 22% (estado de atenção), dia 19 de dezembro em Bataguassu. Na capital sul-mato-grossense, Campo Grande, a menor umidade foi registrada dia 10 de setembro, 13%, estado de alerta.

Umidade mínima significa, em termos simplificados, quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento com relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e inicio da Primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. (Fonte: Cepagri)

A umidade relativa tem seu valor menor em períodos em que o sistema de alta pressão atua no estado de Mato Grosso do Sul. Esse sistema causa a subsidência do ar (ar vai para baixo) e causa um efeito tampa na atmosfera com altas temperaturas e umidade baixíssima, ou seja, massa de ar seco predomina.

PRECIPITAÇÃO

A estação meteorológica de Sete Quedas registrou o maior volume chuva acumulado de setembro: 148 mm e representa 17,74% acima da Normal Climatológica (NC), ou seja, do dado histórico. Ponta Porã choveu com volume superior as demais estações em outubro e novembro. Outubro choveu 294,6 mm e representou 55% acima da NC e novembro 25% acima da NC com volume acumulado de 267,2 mm. Água Clara foi o município que mais choveu em dezembro de 2013 com 24% acima da NC e volume de 258 mm.

Na capital, Campo Grande, choveu acima da NC em setembro, novembro e dezembro: 37,75%, 20,87% e 76% respectivamente. No mês de outubro choveu 80,73% em relação ao histórico ou NC.

CHUVA EM 24 HORAS

Dia 8 de setembro choveu 71,2 mm no período de 24 horas em Juti. Dia 27 de outubro choveu 78 mm em Sidrolândia. Dia 20 de novembro choveu 123,8 mm em Porto Murtinho e dia 10 de dezembro choveu 116,4 mm em 24 horas em Três Lagoas.

Observe no quadro abaixo os valores de chuva em todas as estações meteorológicas:

PREVISÃO PARA ESTE ANO

Para outubro, novembro e dezembro deste ano, o Cemtec-MS interpreta os dados e divulga os mapas usados na previsão da Pimavera 2014 da empresa Climatempo.

Setembro – As temperaturas ficarão de normal a acima da média histórica. Na região centro-leste estas ficarão em torno de 2°C a 3°C acima da média. As precipitações estarão acima da média histórica na maioria das regiões (em azul) e abaixo em Corumbá, Porto Murtinho e região do bolsão. Na capital sul-mato-grossense, Campo Grande, espera-se chuvas acima de 73,9 mm, valor do histórico do mês.

Outubro – A primeira quinzena de outubro ainda será quente e as temperaturas ficarão acima da média histórica na região centro-sul e principalmente na região sudeste nos municípios de Bataguassu, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo. E dentro da normal climatológica na região norte. Sonora e outras cidades do extremo norte poderão ter temperaturas médias abaixo da média histórica. A média da temperatura mínima para Sonora é de 25,4°C e máxima de 36,4°C. Há possibilidade de temperaturas baixas após a passagem de massa fria pós-frontal.

A umidade relativa tende a ficar abaixo do valor recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 60%. A umidade mínima prevista é de valores abaixo de 30%, como ocorreu no ano passado: Porto Murtinho 9% caracterizando estado de emergência.

Na segunda quinzena há possibilidade da passagem de duas frentes frias. As frentes frias são um dos sistemas responsáveis pelas chuvas. Em Corumbá e Porto Murtinho as chuvas devem ficar acima da média, assim como na região do bolsão. Região central e sul as chuvas ficarão abaixo da média.

Em Chapadão do Sul a média histórica é de 142 mm, em Paranaíba 105,4 mm, Dourados 177,5 mm, Corumbá 76,1 mm e na capital 147,9 mm.

Novembro – As temperaturas ficarão acima da média histórica na região leste (amarelo no mapa) e demais regiões dentro da normal climatológica e com máximas de 35-36°C.

A umidade relativa é inversamente proporcional às temperaturas, se a temperatura sobe a umidade tende a baixar. Esperam-se extremos de 15 a 25% para a umidade mínima.

As precipitações estarão abaixo da normal climatológica (média histórica) na região sul e sudeste, área laranja no mapa de MS. Porto Murtinho, Sonora e municípios próximos a tendência é de chuvas acima da média (área azul do mapa).

Dezembro – As temperaturas ficarão de normal a acima da média histórica. Na região centro-leste estas ficarão em torno de 2°C a 3°C acima da média. Em 2012 a menor temperatura mínima foi registrada em Rio Brilhante, 4,4°C e a temperatura máxima foi de 41°C em Porto Murtinho.

Possibilidade
de atuação de um evento de ZCAS (entre os dias 5 e 15) causaram muitas chuvas em MS. Chuvas acima da média histórica para praticamente todas as regiões (área azul do mapa de MS) e um pouco abaixo da média em Porto Murtinho, Bonito, Aquidauana e cidades próximas. A média histórica para Porto Murtinho é de 170,4 mm, Coxim 225,9 mm, Jardim 184,9 mm, Maracaju 205,1 mm e Corumbá 140,8 mm.

HORÁRIO DE VERÃO

Começa à zero hora do dia 19 de outubro, o horário de verão que valerá por três meses. Nesse período os relógios deverão ser acertados com uma hora adiantada.

Como sempre ocorre, a proposta é de que com a mudança haja redução do consumo e economia de energia elétrica no país.

(*) Com Cemtec MS

No Parque de Exposições de Três Lagoas e arredores, os ipês estão cobertos de flores roxas e amarelas; a flora da região também tem exemplares brancos (Fotos: Ricardo Ojeda)

O visitante que chega pela avenida Ranulpho Marques Leal, trecho urbano da BR-262, sentido SP-MS, é recepcionado pela beleza dos ipês amarelos, roxos e brancos, ao longo da via (Foto: Ricardo Ojeda)

Temperatura mínima registrada no período em 2013

Temperatura máxima no período em 2013

Umidade mínima registrada no período em 2013

Volume de chuvas durante o período em 2013

Temperatura e precipitações previstas para setembro de 2014

Temperatura e precipitações previstas para outubro de 2014

Temperatura e precipitações previstas para novembro de 2014

Temperatura e precipitações previstas para dezembro de 2014

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.