22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Primeira Audiência Pública para Plano Diretor Consultivo apresenta prognóstico de Três Lagoas

30/06/2016 15h08

O evento foi realizado nesta quarta-feira (29) no Plenarinho da Câmara de Vereadores com grande participação popular

Assessoria

Na noite de ontem (29), foi realizada a 1ª Audiência Pública para a Revisão do Plano Diretor Participativo estipulado conforme Lei que integra planejamento da “Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis – ICES”.

A audiência serviu para apresentar à comunidade, o primeiro prognóstico do estudo realizado no Município, observando falhas e potencialidades como também consultar a população quais estratégias que poderão ser adotadas na melhoria da infraestrutura urbana e rural, levando-se em consideração à preservação das riquezas naturais local.

Durante a abertura, representando a prefeita Marcia Moura, o vice-prefeito Luiz Akira falou da necessidade do Município crescer ordenadamente, e, portanto, agradeceu a população presente pela participação. “Três Lagoas está se expandindo rapidamente e temos a presença dessa iniciativa ICES para nos dar respaldo técnico, mas só a população pode apontar seus reais anseios”, disse.

Também presente na abertura, a secretária de Planejamento e Gestão, Carmen Goulart, disse à comunidade que as pesquisas são minuciosas e vem sendo realizadas desde janeiro deste ano, e, é necessário ser somada a opinião das pessoas. “É a hora de a população dar a sua opinião, para somar com as opiniões existentes, para que assim, possamos fazer um filtro técnico elaborando um Plano que contenha todas as necessidades da Cidade”, explicou.

PLANO

Para a apresentação dos estudos realizados, foram convidadas da empresa Synergia, as arquitetas urbanistas Marcia Grosbaum, Ligia Rocha e a coordenadora geral, Karen Matzkin.

O Plano consiste em abranger todos os aspectos municipais, desde: transporte, lazer, mobilidade, ocupação de solo e outros. Em termos gerais foi apresentado o território municipal urbano: leitura em comportamento, perímetro, área e macrozoneamento.

Dentro das áreas de expansão, as arquitetas relataram que o Município possui níveis de vulnerabilidade suportável que podem ser corrigidos com ações simples. “Como devem saber, Três Lagoas é localizada numa região privilegiada e com evolução urbana acelerada. Essa situação gera alguns problemas ocasionando vazios urbanos, que é negativo para o Município, porque desta maneira, não há crescimento planejado. Portanto, é necessário na criação do Plano, o que chamamos de macrozonas da área urbana, para definirmos a expansão e assim a otimização da infraestrutura, observando as condicionantes como o traçado do contorno Rodoviário, o que já é previsto a sua construção, o ferroanel já existente e a costa fluvial”, explicaram.

Entre as explanações sobre melhorar a trafegabilidade urbana, as arquitetas falaram de um planejamento para criação de mais ciclovias no Município, de maneira que seja possível integrá-las as praças e áreas de recreio, criando um circuito verde, aliando essa opção de tráfego ao transporte urbano com a implantação de mais linhas. “Três Lagoas possui muitas praças, mas que precisam de muito investimento para torná-las funcionais ao uso público. Pensando nisso, queremos a criação do circuito verde em que inclusive a população pode optar em fazer parte de sua rota de bicicleta, outra a pé e de ônibus. Para isso é necessário ter locais onde seja possível deixarem essas bicicletas em segurança até o horário de retorno e que sejam áreas de sombra agradáveis para o trajeto”, enfatizaram.

Ainda na apresentação, deixou-se claro que nessa a primeira Audiência do Plano Diretor Consultivo, foi exposto apenas um prognóstico e que o Plano já possui uma hierarquia. “É necessário pensarmos em integração, para que as áreas de preservação, como lagoas, margens dos rios e parques ambientais sejam levados em consideração e integrados a vida da população. Local utilizado é local visto e desta forma cuidado”, ressaltaram.

Após a apresentação as arquitetas abriram para as perguntas e sugestões. Dentre as considerações a população presente questionou alguns problemas do Município como drenagem, falta de endereços, a construção do Porto Seco.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

O evento foi promovido pela empresa Synergia, com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, Fibria, BNDES; Instituto Votorantim.  (Foto: Assessoria)

Primeira Audiência Pública para Plano Diretor Consultivo apresenta prognóstico de Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.