18.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Professores da Educação Infantil trocam experiências em Seminário

26/10/2016 14h42

Neste ano, o tema é “As múltiplas linguagens na Educação Infantil: uni duni tê – educar; cuidar e brincar é com você”

Assessoria

A noite de terça-feira (25) foi reservada para profissionais da Rede Municipal de Ensino trocar suas experiências dentro da sala de aula. Centenas de professores participaram no espaço Buritis, do 5º Seminário Educação Infantil de Três Lagoas/MS, promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e apoio do Sistema Positivo.

Neste ano, o tema do encontro foi “As múltiplas linguagens na Educação Infantil: uni duni tê – educar; cuidar e brincar é com você”. Além disso, pelo quarto ano o seminário leva o nome de “Professora Andréa Martinez Tabanez”.

O seminário foi organizado pelo núcleo de Educação Infantil e durante a fala de uma das organizadoras, a professora Anízia Aparecida Nunes, reiterou a importância do desenvolvimento da criança durante a infância por meio da educação. “Entendemos que o desafio dos adultos que convivem e interagem com as crianças pequenas é transpor horizontes”, ressaltou.

A professora e secretária municipal de Educação, Jussara Fernandes, explicou o motivo de o seminário levar o nome da professora Andréa Martinez Tabanez por ser pioneira na implantação do Centro Educacional Infantil na Rede Municipal de Ensino. Além disso, a homenageada também terá o seu nome no Centro Educacional Infantil Novo Oeste.

Jussara aproveitou para agradecer a todos os colaboradores da educação no município e pediu para que todos continuem fazendo o seu trabalho com dedicação. “As crianças precisam de vocês, pois elas são o nosso futuro. Confio no trabalho de todos, assim como os pais e os gestores das escolas. Aproveitem este seminário, pois tudo que é oferecido pela Educação é com muito esforço. É o fazer pedagógico dentro da escola que pode mudar a realidade da nossa Educação”, disse.

CURSO DE EXTENSÃO

Na ocasião, os professores da Educação Infantil e participantes do Curso de Extensão “Currículo, Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil” receberam os certificados. O curso de extensão teve carga horária de 180 horas, sendo realizado no período de 20 de maio a 08 de outubro e desenvolvido no Centro de Ciências Humana e Sociais (CCHS), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A ação é uma parceria do Ministério da Educação por meio das Universidades e Institutos Federais e Secretarias Municipais de Educação de todo o país. A finalidade é mobilizar o acesso ao conceito da Educação Infantil com ênfase na formação integral.

A coordenadora geral do Curso de Extensão, a professora Ordália Alves Almeida disse que a ação foi resultado de muita persistência. “Fico feliz que Três Lagoas tenhamos esta oportunidade aos professores com curso de propostas pedagógicas e as crianças possam ter melhorias na Educação Infantil”, destacou.

TALK SHOW

Após a entrega dos certificados, o seminário teve uma roda de conversa com os professores Andrei Muzel, Ordália Almeida e Terezinha Bazé, na qual discutiram o tema tratado no seminário.

MAIS ATIVIDADES

Desde o início da manhã desta quarta-feira (26) os professores da Rede Municipal de Ensino estão no espaço Buritis, na qual tem a oportunidade de apresentarem os projetos desenvolvidos em classe nas unidades. No período da tarde, a partir das 13h30, na Escola Joaquim Marques de Sousa a mesma dinâmica será realizada com estagiários e atendentes.

Atualmente, 770 profissionais estão envolvidos com Educação Infantil no Município.

As organizadoras do 5º Seminário Educação Infantil Três Lagoas/MS são as professoras: Anízia Aparecida Nunes; Ana Cláudia Bazé; Vera Lúcia de Medeiros e Luzimaire De Lammare.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Três Lagoas

O 5º Seminário Educação Infantil de Três Lagoas/MS, promovido pela Prefeitura de Três Lagoas (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.