20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre teste do pezinho e do dedinho

25/08/2016 15h36

Orientações foram repassadas pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Diagnósticos, de Campo Grande

Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Instituto de Pesquisa, Ensino e Diagnósticos (IPED) promoveram nesta última quarta-feira (24), no plenário da Câmara de Vereadores, uma capacitação com os enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde sobre a coleta da triagem neonatal (pezinho) e triagem pré-natal (dedinho).

A capacitação foi ministrada pelos técnicos do IPED de Campo Grande, a diretora técnica, Alessandra Lira de Rezende Correa, a coordenadora de recepção e coleta de material, Marcela Zuza de Almeida e o coordenador de TI Apae de Campo Grande, Alexandre Benes Nunes de Souza. A unidade é responsável pela análise dos exames.

Segundo os organizadores, a capacitação contou com a presença de 24 participantes, na quais receberam orientações sobre boas práticas de coleta, armazenamento e envio de exame, além da importância da coleta precoce destes exames para detecção em tempo hábil de patologias para que possam ser tratadas.

TESTE DO PEZINHO

Segundo os profissionais de Saúde, o teste do pezinho preconiza a realização de exames em bebês entre o 3º e o 5º dias de vida. A finalidade do exame é rastreamento neonatal de crianças portadoras de doenças que devem ser diagnosticadas e tratadas o mais precocemente possível, a fim de evitar sequelas para o recém-nascido.

“Nem sempre a boa aparência ou o comportamento normal é garantia de que a criança não esteja afetada por alguma doença. Por isso, pais e mães, realizem o teste do pezinho no seu filho”, informaram os profissionais.

Nesta coleta, são realizadas sete exames entre eles: TSH, toxoplasmose, PKU, variantes de hemoglobinas, 17 OH Progesterona, IRT e Biotinidase.

O teste do dedinho é realizado no estado de Mato Grosso do Sul por meio do Programa Estadual de Proteção à Gestante criado em 2002, sendo realizados 15 exames na primeira fase e mais 3 exames da segunda fase da gestação dentre os exames estão variantes de hemoglobina, rubéola, toxoplasmose, sífilis, citomegalovírus, HIV, TSH, HTLV, anti-trypanosoma cruzi e anti-HBc e HBsAG. O objetivo é proteger a mãe e o bebê contra doenças que podem ser precocemente tratadas e prevenidas.

(*) Prefeitura Municipal de Três Lagoas

A capacitação foi realizada nesta quarta-feira (24) no Plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.