20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Profissionais da unidade da Fibria de Três Lagoas recebem capacitação na área operacional

29/06/2016 17h06

Treinamento tem foco na atuação em inspeções e manutenções

Assessoria

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, acredita que o crescimento está diretamente ligado a uma cultura de alto desempenho, ao protagonismo das pessoas e ao comprometimento de toda a organização. É com essa visão que a empresa iniciou o programa de capacitação Operadores de Primeira Linha (OPL), voltado aos formados nos cursos pós-técnicos que foram contratados para integrar a equipe do Projeto Horizonte 2, que realiza a construção de uma segunda linha de produção de celulose na unidade da Fibria, em Três Lagoas (MS).

O programa propõe a integração entre as áreas de operação e manutenção, permitindo conhecimentos técnicos sobre os equipamentos que os novos operadores terão contato no cotidiano, e à visão sistêmica do processo de produção de celulose.

Para melhor discernimento do conteúdo, o programa foi divido em dois módulos, teórico e prático. A parte teórica, já concluída, teve carga horária de 26 horas/aula e foi voltada para inspeções e pequenas manutenções. A aplicação da didática foi realizada em parceria com o Senai de Três Lagoas (MS).

Atualmente, os profissionais participam do módulo prático. Essa etapa possui carga horária de 42 horas/aulas e busca o aperfeiçoamento profissional por meio de atividades supervisionadas, realizadas na oficina de manutenção e, posteriormente, nas áreas operacionais da fábrica da Fibria em operação.

Para o gerente de Operações do Projeto Horizonte 2, Alexandre Figueiredo, o programa soma conhecimento aos recém contratados e possibilita maior aproveitamento das atividades que eles realizarão. “Essa estratégia é fundamental para criar uma sinergia de trabalho que possibilita um ambiente produtivo. Isso porque os operadores passam a conhecer melhor os equipamentos e as atividades cotidianas, o que possibilita executar com mais eficiência a sua função”, diz Figueiredo.

O consultor de Manutenção do Projeto Horizonte 2 e coordenador do programa, Salvador Mosca Filho, diz que o OPL também permitirá intensificar as regras de segurança e incentivar o comportamento seguro entre os profissionais. “É imprescindível que as atividades sejam realizadas com os padrões de segurança, alinhadas ao compromisso da Fibria, que valoriza o bem-estar e a segurança dos profissionais”, diz Salvador.

SOBRE A FIBRIA

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br

O programa de capacitação é voltado para formados nos cursos pós-técnicos que foram contratados para integrar a equipe do Projeto Horizonte 2, que está em andamento na unidade da Fibria (Foto: James Luck/Arquivo)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.