28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Programa de DST/Aids/HV realiza testes e orienta população três-lagoense

08/12/2016 16h28

Ação teve a parceria dos acadêmicos de enfermagem e psicologia da Aems e colaboradores do Sest/Senat

Assessoria

No mês do combate à Aids, o Programa de DST/Aids/HV realiza ação para reforçar a comunidade da importância da prevenção e cuidado para evitar a possível transmissão da doença. A equipe Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço da campanha realizada no último dia 30 de novembro, na Praça Ramez Tebet.

Segundo a psicóloga e coordenadora do programa, Susie Donero, foram realizados 65 testes rápidos para HIV (fluido oral) para a população e aproximadamente 150 pessoa receberam orientações de cuidados. Além disso, foraM distribuídos 1.500 preservativos para a população. “Ficamos contentes com a campanha, pois por ser o único tipo de serviço oferecido e muitas pessoas ainda terem receio de realizar o teste, a procura foi bastante de participar e buscar as orientações”, disse Susie. O atendimento foi no período noturno.

A ação realizada pelo Programa de DST/Aids/HV, teve a parceria dos acadêmicos de enfermagem e psicologia da Aems e colaboradores do Sest/Senat.

Susie ressaltou que ao longo do mês de novembro a equipe realizou diversas palestras e orientações nas escolas públicas, empresas e indústrias privadas. A iniciativa que fez parte do Dia Mundial de Luta Conta a Aids, que foi lembrando na última quinta-feira (1º de dezembro).

A ação teve como objetivo incentivar a população quanto a realização periódica de testes de HIV, além de reforçar a importância do uso da camisinha durante a relação sexual.

Antes da realização do teste, os acadêmicos de psicologia realizaram a triagem e o aconselhamento com o paciente e logo na sequência, os alunos do curso de enfermagem auxiliaram na realização dos testes. A equipe do Sest/Senat auxiliou na entrega de panfletos, preservativos e orientações.

Atualmente, estão em tratamento no DST, 597 pessoas vivendo com HIV/Aids na macrorregião (Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Selvíria) e segundo o Programa Municipal de DST/Aids de Três Lagoas, a expectativa é que até 2020, aproximadamente mil pessoas estejam em tratamento no município.

(*) Prefeitura de Três Lagoas

Programa de DST/Aids/HV realiza testes e orienta população três-lagoense

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.