17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Projeto da IP forma jovens para o mercado de trabalho

08/07/2016 11h35

O projeto existe desde 2014 em Três Lagoas e é realizado pelo Instituto International Paper, que realiza projetos sociais para desenvolver a comunidade onde a empresa está instalada

Daniela Silis

O Instituto International Paper (IIP), responsável por projetos sociais realizados pela IP em comunidades onde a empresa está inserida, realizou na noite desta quinta-feira (7), no espaço Vieira Festas, a formatura da segunda turma da Escola Formare em Três Lagoas, referente ao curso de “Operador de Produção da Indústria de Papel”.

O projeto tem o objetivo de oferecer qualificação e especialização para jovens em vulnerabilidade social do município de Três Lagoas e região. Os alunos que finalizaram o curso receberam o certificado de iniciação profissional reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e emitido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

“A International Paper junto com o Instituto que leva o mesmo nome atua sempre com a sociedade nas áreas de educação e meio ambiente. São sempre focos que estão dentro do portfólio do IIP para desenvolver a região nestes quesitos”, disse Amauri Malia, gerente-geral da unidade de Três Lagoas.

PROJETO FORMARE

Em Três Lagoas o projeto existe desde 2014, porém é realizado em outras unidades da International Paper desde 2010, quando foi implantado na unidade de Mogi Guaçu. “Foi um projeto piloto que fez sucesso no primeiro ano, então resolvemos implantar em Luiz Antônio, que era a segunda unidade. Também foi um sucesso lá e, com o tempo e amadurecimento da unidade daqui de Três Lagoas, resolvemos implantar aqui”, afirmou Leandra Leite, presidente do IIP.

O objetivo do curso, ministrado por Educadores Voluntários da própria empresa, é de auxiliar os jovens a conquistarem o primeiro emprego. “O que a IIP se propõe dentro do instituto é de exatamente desenvolver a comunidade onde ela está situada. E Três Lagoas é uma das unidades onde ela está situada”, reforçou Leite.

E isso vem dando resultados positivos. A presidente do IIP diz que os resultados vistos a emocionam por serem provas de que realmente conseguem contribuir para a formação dos alunos. “Temos um aluno da primeira turma daqui de Três Lagoas que já está trabalhando na empresa”, afirmou.

OPORTUNIDADES

Os alunos, segundo Glaucia Farias, gerente de sustentabilidade e responsabilidade social, passam por uma seleção de três fases antes de serem selecionados. “Eles ficam conosco 10 meses de segunda à sexta-feira durante o dia inteiro. Então eles saem formados com um certificado reconhecido pelo MEC e neste curso eles têm aulas desde português e matemática até matérias mais específicas para o negócio de empresa, para o negócio de papel”.

Ana Lívia Bonfim Ribeiro, de 17 anos, é uma das alunas que se formou na segunda turma de Três Lagoas. Ela diz que o curso a ajudou a descobrir qual área quer realmente seguir, além de auxiliá-la a falar em público. “Me apaixonei pelos laboratórios da IP, eles são maravilhosos, as pessoas que trabalham lá são felizes, então eu percebi que é nesse lugar que eu realmente quero estar, é nesse lugar que eu realmente sou feliz e vejo o meu futuro”, afirmou.

Ela já é formada em técnico em química e diz que essa nova formação irá a ajudar em seu futuro. “Tenho mais um curso vão perceber que é o que eu realmente quero, então eu acho que eu vou ter o meu futuro e eu vou conseguir trilhar os meus sonhos assim”.

SOBRE A IP

A International Paper é líder global em embalagens e papel com operação na América do Norte, Europa, América Latina, Rússia, Ásia e Norte da África. Seus negócios incluem embalagens industriais e de consumo, juntamente com papeis não revestidos e celulose.

No Brasil atua nos setores de produção de papel para imprimir e escrever, papel para embalagens e embalagens de papelão ondulada, empregando aproximadamente 5 mil funcionários. Os sistema integrado de produção de papel para imprimir e escrever da IP no Brasil é composta por três fábricas: duas no Estado de São Paulo, sendo uma em Mogi Guaçu e uma em Luiz Antônio, e uma no Estado de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas.

Alunos formados no curso da Escola Formare junto à de sustentabilidade e responsabilidade social, Gláucia Farias, a presidente da IIP, Leandra Leite, a paraninfa homenageada da turma, Bruna, e o gerente-geral da IP em Três Lagoas, Amauri Malia (Foto: Tamires Tatye)

Alunos da segunda turma da Escola Formare de Três Lagoas durante formatura (Foto: Tamires Tatye)

Projeto da IP forma jovens para o mercado de trabalho

Projeto da IP forma jovens para o mercado de trabalho

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.