23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Projeto Florestinha realiza Educação Ambiental para 1819 alunos em Três Lagoas

17/03/2017 14h18

O projeto comemorou os 30 anos da PMA

Da Redação

No dia 19 de março, a PMA completará 30 anos e diversas atividades estão sendo realizadas no Estado. No dia 14 a Assembleia Legislativa realizou uma homenagem, quando foi apresentada a história da Unidade. No dia 15 (quarta-feira) a Câmara Municipal de Corumbá e a Câmara Municipal de Ladário realizaram homenagens em sessões solenes.

Durante toda esta semana, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha da Capital realizam trabalhos de Educação Ambiental na cidade de Três Lagoas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação daquela cidade e a empresa MS GAS, que é parceira no Projeto.

Os trabalhos iniciaram-se na segunda-feira (13) e se encerram hoje (17), quando serão atendidos 1819 alunos de cinco escolas públicas municipais. Os trabalhos de Educação Ambiental são executados em forma de oficinas didáticas com as seguintes temáticas:

Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.

Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.

Casa da Energia – Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

Ao final dos trabalhos são entregues aos professores, folhetos com os temas discutidos nas oficinas, para que eles deem continuidade às informações, por meio da Educação Ambiental formal. A idéia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeira, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.

Os trabalhos continuam na próxima semana, com atendimento de escolas de Campo Grande e Ladário.

(*) Assessoria de Comunicação PMA

Os trabalhos de Educação Ambiental são executados em forma de oficinas didáticas (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.