21.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Projeto “Nossa Casa tem Fibria” chega ao Shopping Vila Olímpia

06/09/2016 11h08

Projeto “Nossa Casa tem Fibria” chega ao Shopping Vila Olímpia

Casa interativa mostra como a indústria florestal e de celulose está presente na vida das pessoas

Assessoria

Tecnologia e inovação são o foco do projeto Nossa Casa tem Fibria, que estará no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo, de 2 a 18 de setembro, apresentado pela Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto. Instalada no piso térreo do shopping, a casa é aberta à visitação gratuita e permitirá aos visitantes conhecer como a indústria florestal e de celulose está presente nos diversos ambientes do lar, no dia a dia e de diversas formas, que a maior parte das pessoas nem imaginava.

Nossa Casa tem Fibria é um projeto interativo e sensorial. Enquanto circula pelos ambientes da Casa, o visitante poderá interagir com os objetos expostos por meio da tecnologia de realidade aumentada, utilizando tablets ou seu próprio smartphone para acessar o aplicativo especialmente desenvolvido para a ação. A realidade aumentada permite misturar mundo real e virtual, uma experiência que abre uma nova dimensão na maneira como se enxerga os objetos.

Os visitantes terão acesso a informações sobre como as florestas plantadas, a celulose e as atividades da Fibria nas comunidades onde atua estão presentes em muitos momentos de suas vidas. Quem passar pela Casa também poderá ver a celulose, matéria-prima produzida pela Fibria, transformada em artigos usados no dia a dia – como papéis, revistas, cadernos, livros, papéis sanitários, sacolas e embalagens – até outros ainda pouco conhecidos, como o papel tecido, que tem como função substituir panos de limpeza e são reutilizáveis.

As pessoas que visitarem a Casa poderão, ainda, conhecer exemplos de produtos inovadores que a Fibria está pesquisando e que poderão, em breve, fazer parte de suas rotinas, como fibra de carbono fabricada a partir da madeira de eucalipto, que poderá ser usada para produzir desde uma raquete de tênis até painéis para carros e aviões em função de combinar leveza com resistência.

INOVAÇÕES

Outro destaque na área de inovação da empresa é a pesquisa de nanocelulose, que poderá fazer parte da composição de vários tipos de produtos, como cosméticos, por exemplo. Um caminhão de brinquedo representa um veículo que poderá ser abastecido por bio-óleo, biocombustível limpo produzido a partir de biomassa, uma das tecnologias desenvolvidas pela Fibria.

Também estará em destaque a energia elétrica renovável: as fábricas da Fibria são autossuficientes em produção de energia elétrica, pois produzem sua própria energia a partir da queima da biomassa e disponibilizam o excedente para o sistema elétrico brasileiro. Esse é mais um exemplo de energia limpa, não proveniente de combustível fóssil, como o petróleo.

Na Casa também estarão expostos vários produtos feitos por projetos sociais apoiados pela empresa nas áreas onde atua, como alimentos da agricultura familiar e artesanato.

Depois de passar por todos os ambientes da Casa – trajeto que dura cerca de 15 minutos – os visitantes serão convidados a participar de um game, testando seus conhecimentos. O game, disponível em totem com tela touch, também abordará práticas de comportamento responsável que as pessoas podem adotar.

OFICINAS INFANTIS

“Esse projeto traz o nosso dia a dia na Fibria para o cotidiano das pessoas. Como os produtos que têm origem nas florestas plantadas estão na vida da gente. Com essa ação queremos mostrar toda a tecnologia envolvida na produção da celulose, desde o cultivo do eucalipto na floresta até a sua transformação nas nossas fábricas, chegando a produtos com diferentes usos e aplicações. Mas também mostramos inovações, que inclui tanto a nanotecnologia quanto a nossa tecnologia social, de diálogo e geração de renda nas comunidades onde atuamos”, diz Maria Luiza de Oliveira Pinto e Paiva, diretora de Sustentabilidade, Relações Corporativas e Comunicação da Fibria.

Nossa Casa tem Fibria

Data: de 2 a 18 de setembro

Local: Shopping Vila Olímpia (R. Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, São Paulo, SP) – Piso Térreo

Horário: Segunda a sábado 10h às 22h e domingos 14h às 20h

SOBRE A FIBRIA

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso.

A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em Fibria.

(*) Fibria | MS


O visitante poderá interagir com os objetos expostos por meio da tecnologia de realidade aumentada, utilizando tablets ou seu próprio smartphone para acessar o aplicativo especialmente desenvolvido para a ação. (Foto: Assessoria)

As pessoas que visitarem a Casa poderão, ainda, conhecer exemplos de produtos inovadores que a Fibria está pesquisando. (Foto: Assessoria)


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.