24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Promotor de justiça e procurador geral recebem títulos de cidadão-tres-lagoense

25/02/2014 14h51 – Atualizado em 25/02/2014 14h51

Câmara concede título a promotor e procurador-geral, durante sessão solene

Os títulos foram uma propositura do vereador Jorginho do Gás, aprovados em plenário pelos demais parlamentares

Nelson Roberto com assessoria

Num evento que reuniu autoridades militares, políticas e representantes de entidades do Município, o procurador- geral de justiça de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes e o promotor de justiça Celso Antonio Botelho de Carvalho receberam o título de cidadão três-lagoense, concedido pelo Legislativo Municipal, durante sessão solene realizada no plenário da Câmara de Três Lagoas, na noite desta terça-feira (24).

Os títulos foram uma propositura do vereador Jorginho do Gás, aprovados em plenário pelos demais parlamentares. “Estou muito feliz com a concessão desta honraria e agradeço aos demais vereadores por entenderem nosso objetivo e aprovarem a outorga destes títulos”, destacou Jorginho, num trecho de seu discurso.

Em âmbito municipal, a solenidade foi prestigiada pelos vereadores apóstolo Ivanildo, Rialino, Gil do Jupiá, Klebinho, Adão da Apae, Marcus Bazé, Jorge Martinho, Beto Araújo e Tonhão, bem como, pela prefeita Márcia Moura. Representando a Assembleia Legislativa o evento teve ainda a presença do deputado estadual Eduardo Rocha.

Todos os representantes do Ministério Público, em Três Lagoas, também fizeram questão de comparecer a sessão e acompanhar a outorga dos títulos, assim como, comandantes do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o representante da seccional da OAB/MS, Luiz Henrique Gusmão.

O curriculum dos homenageados é de uma extensa folha de serviços prestados ao município, como é o caso do promotor Celso que atuou por 14 anos na 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Três Lagoas – onde exerceu as funções na Vara do Tribunal do Júri, Execuções Penais e Promotoria de Justiça da Infância e da Adolescência, dentre outras – e também de um trabalho feito com excelência pelas diversas comarcas por onde passou, como é o caso do procurador-geral Humberto de Matos Brittes.

DISCURSOS

Responsável pelo momento religioso do evento, o vereador apóstolo Ivanildo, citou que a homenagem feita pela Câmara, por meio de seus representantes, foi justa e como forma de melhor definir o momento ele escolheu duas passagens da Bíblia que tratam de soberba, humildade e honra: Provérbios, capítulo 23; e Hebreus, capítulo 13, versículo 7. “A honra é reflexo de gratidão e a honra também é um princípio do reino de Deus. Vocês marcaram esta cidade, uma geração, por isso merecem esta homenagem”, frisou o vereador.

Falando em nome dos promotores, a promotora Ana Cristina Carneiro Dias – que substituiu o promotor Celso na Promotoria da Infância e Adolescência – falou da honra em participar da homenagem a duas pessoas públicas, que também contribuem com o Município. “Esta Câmara soube reconhecer o trabalho de um promotor e um procurador-geral. Os cumprimentos dos promotores, pois muitos, hoje colhem os frutos do trabalho que o Dr. Celso plantou.”

A promotora ainda aproveitou a oportunidade para pedir ao procurador-geral que eleve a Promotoria, a entrância especial, ressaltando que além de ganhos individuais tal conquista se refletiria ainda mais no trabalho dos promotores, pois muitos já fincaram raízes e não pretendem sair mais de Três Lagoas, trabalhando com amor, porque atuam não somente pensando na população, em geral, mas na cidade que deixaram também para os filhos deles.

O primeiro vice-presidente do Legislativo Municipal, vereador Tonhão, falou em nome dos demais vereadores. Ele destacou a experiência que teve ao conviver com o promotor Celso, durante cinco anos de faculdade, quando cursava Direito, da admiração que tem pelo mesmo, o qual descreveu como um homem humilde e de caráter.

O parlamentar acrescentou que o título de cidadão três-lagoense é a mais alta honraria que se pode conceder aos não nascidos no Município e que a homenagem foi justa, por se tratar de homens trabalhadores, e também, de bom coração.

Parabenizando os vereadores pela iniciativa, Marcio Rogério Alves, representando a Comarca de Três Lagoas, também citou a honra, humildade e a força de trabalhado do promotor que atuou no Município, com quem conviveu e descreveu como um homem simples, solícito e agregador, destacando ainda o belo trabalho do procurador-geral.

O deputado Eduardo Rocha além das felicitações aos vereadores e homenageados, fez questão de ressaltar que em Três Lagoas, Judiciário, Prefeitura e Câmara têm uma parceria e trabalham juntos em prol da cidade e quem ganha sempre é a população.

A fala da prefeita Márcia Moura foi marcada pela referência a história dos homenageados, que refletiu na justa homenagem concedida pela Câmara, pelos representantes do povo. “Para ser homenageado tem que ter história e vocês têm uma história, uma parceria com nosso município”, enfatizou.

Último a fazer uso da palavra, o presidente da Câmara, se disse muito feliz com a propositura, que teve o aval dos demais vereadores e ainda destacou características individuais de cada homenageado com quem teve contato, em momentos distintos. O promotor Celso, quando nem era vereador e o procurador Humberto, recentemente.

Para ambos fez questão de destacar que a homenagem era na verdade do povo, uma vez que, os vereadores representam a vontade da população.

HOMENAGEADOS

Após receber o título de cidadão três-lagoense, o promotor de justiça, que se emocionou em diversos momentos, ao ouvir histórias sobre sua passagem por Três Lagoas, também fez um discurso rico em informações sobre a cidade, onde ele afirmou que” o povo tem calor humano”, onde viveu e trabalhou por 14 anos.

Ele foi minucioso, citou filhos ilustres, como o senador Ramez Tebet, a poetisa Flora Thomé, a jogadora de basquete Ruth, o corredor Zequinha Barbosa, bem como, pioneiros e personalidades, como Elmano Soares, Bruno Garcia, traçando um perfil geográfico e humano da cidade.

Também agradeceu aos servidores do Ministério público, Fórum e Defensoria com quem conviveu – muitos dos quais tornaram-se seus amigos – aos vereadores, e também, a esposa e filhos, pelo companheirismo e amor e resumiu: esta homenagem jamais esquecerei, é uma página indelével no livro da minha vida”.
A fala do promotor foi tão rica e chamou a atenção de todos os presentes que, ao final, a platéia levantou-se para aplaudi-lo.

O procurador-geral também muito honrado com o título, agradeceu não somente aos vereadores, mas também, a população. “Estou muito feliz em receber esta honraria, guardarei esta lembrança para sempre e quero honrar este título. Além de campo-grandense, agora sou três-lagoense. Pouco fiz por esta cidade, mas quero fazer muito mais, trazer apoio total a rede de promotores que também labutam para o crescimento desta cidade” .

Os homenageados Celso Antonio Botelho de Carvalho e Antonio Botelho de Carvalho ladeando o presidente do legislativo Jorginho do Gás (Foto: Nelson Roberto)

Autoridades políticas, militares, vereadores, promotores e juizes prestigiaram a outorga dos títulos (Foto: Nelson Roberto)

Mesmo com chuva, bom público compareceu a solenidade (Foto: Nelson Roberto)

Promotores Públicos e juízes aguardam o inicio da sessão solene (Foto: Nelson Roberto)

Promotora Ana Cristina Carneiro Dias

Deputado Eduardo Rocha

Promotor de justiça e procurador geral recebem títulos de cidadão-tres-lagoense

Promotor de justiça Celso Antonio Botelho de Carvalho encantou a todos com seu discurso positivista (Foto: Nelson Roberto)

Procurador- geral de justiça de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes disse que fez e fará muto por Três Lagoas (Foto: Nelson Roberto)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.