20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Publieditorial: Projetos da Fibria qualificam a mão de obra de Três Lagoas e região

20/12/2017 08h12

Antes de iniciar o processo de produção da segunda linha industrial, a Fibria, em parceria com o Senai, proporcionou vários cursos de qualificação profissional aos moradores de Três Lagoas e região

Lucas Gustavo e Ricardo Ojeda

A capacitação profissional sempre foi motivo de preocupação dos moradores de Três Lagoas e região, que desejavam aproveitar as novas oportunidades que o mercado de trabalho passou a oferecer com a chegada das indústrias.

Pensando nisso, a Fibria realizou uma série de projetos de qualificação em parceria com entidades da cidade para atender a demanda de profissionais para atuar em sua nova fábrica, que entrou em operação em agosto deste ano.

Dessa forma, a empresa iniciou, em 2015, nas cidades de Três Lagoas, Água Clara e Brasilândia, a qualificação profissional para as áreas de Mecânica e Operação Florestal e requalificou profissionais da área industrial, com os Cursos Pós-técnicos. Todas as ações foram desenvolvidas em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Somadas área florestal e industrial da empresa, foram formadas 19 turmas, o que representa o ingresso de cerca de 700 pessoas, homens e mulheres, de todas as idades, para atuarem na empresa.

LEGADO SOCIAL

“Umas das contribuições mais significativas da construção da nova fábrica da Fibria em Três Lagoas é o desenvolvimento econômico das comunidades onde a companhia atua, fomentado pela geração de emprego, renda e qualificação profissional. Além dos profissionais que contratamos, capacitamos futuros profissionais para o mercado de trabalho e isto é um legado social”, afirma o gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Fibria, Arnaldo Milan.

Durante os períodos de treinamentos, que tiveram um prazo médio de três meses, os alunos receberam uma bolsa-auxílio de R$ 1.100, para se dedicarem exclusivamente aos estudos. Além disso, contaram com alimentação, transporte, seguro de vida e um convênio médico. A programação dos cursos previa aulas teóricas e práticas, realizados na própria indústria e área florestal.

Além dos cursos Pós-técnicos e de Qualificação Profissional, a empresa participa ainda, há mais de 5 anos, da formação profissional de jovens que fazem parte do programa Aprendizagem Profissional (antigo Jovem Aprendiz), em parceria com o SENAI. Eles têm entre 18 e 22 anos e também receberam qualificação para atuarem nas áreas florestal e industrial da empresa e trabalham na área florestal, industrial e administrativa.

GRATIDÃO

Isaque Alves Pereira dos Santos, de 20 anos, um dos formandos no curso de Operador de Máquinas Florestais, conta que o curso de Qualificação Profissional mudou a vida dele e da família. “Terminei o curso e já fui contratado pela empresa. Com isso, minha perspectiva de vida e carreira ampliou muito”, afirma Isaque.

Já Elen Xavier Gondim, de 29 anos, foi mais uma formanda que realizou o curso e conseguiu uma vaga na empresa. “Nunca imaginei atuar na área e, quando vi a possibilidade de qualificação não tive dúvidas. Participei e hoje sou a única mulher no meu setor, no município de Água Clara. Pretendo investir em um curso universitário e crescer dentro da empresa”, diz Elen.

A professora Vilma Pereira, de 58 anos, que mora em Três Lagoas há mais de 30, relembrou como era o município antes da implantação da Fibria, segundo ela. ‘’Ah, não tínhamos opção para praticamente nada. Até o comércio era parado. Os jovens, principalmente, ficavam a mercê de seus pais para viverem, já que não havia oportunidades para eles’’, frisou.

EXEMPLO PARA O PAÍS

Vilma considera que, com a chegada da produtora de celulose, a cidade avançou economicamente e socialmente. ‘’Hoje em dia somos exemplo para todo o País. Quem diria que um dia Três Lagoas iria ganhar destaque nacional? E nossos jovens, com essas oportunidades dadas pela Fibria, se tornaram grandes profissionais e conquistaram uma profissão; é grande nossa gratidão’’, destacou a professora.

O gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Fibria, Arnaldo Milan fala aos alunos do Senai durante solenidade de formatura (Foto: Assessoria)

Jovens de Três Lagoas, Água Clara e Brasilândia foram qualificados pelo Senai, através de cursos profissionalizantes (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.