20 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Retrato do crescimento de Três Lagoas na Veja emociona prefeita Marcia

24/02/2014 18h51 – Atualizado em 24/02/2014 18h51

Três Lagoas é referência nacional em geração de empregos e renda

Terra das oportunidades. É o que retrata a revista Veja em sua edição mais recente, revelando que a cidade se destaca como a terceira no ranking das dez no país que mais oferecem vagas com salário de R$ 5 mil ou mais

Léo Lima e Ricardo Ojeda

Bastante emocionada e satisfeita com as ligações que vem recebendo desde que a revista Veja publicou o retrato do desenvolvimento socioeconômico que o Município apresenta a prefeita da Três Lagoas Marcia Moura atendeu, com o sorriso estampado na face, a equipe do Perfil News, em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (24). Na entrevista exclusiva, falou sobre a publicação da revista e seus projetos para ver a cidade crescer ainda mais, e ainda das parcerias políticas e empresariais que sustentam esse seu compromisso.

“É com muito orgulho. O dia que recebi a Veja (revista de maior circulação nacional) aqui em meu gabinete, a repórter disse que estava aqui a uma semana e que estava maravilhada com a cidade. Andou em todos os bairros, inclusive onde não tem asfalto, verificando a carência em vários setores como Saúde, Educação, projetos sociais, do emprego; da qualificação da mão de obra. Eu falei para ela que aqui é uma cidade nova, de apenas 99 anos, mas é uma cidade que de uns 15 anos para cá teve uma modificação absurda, favorável, positiva, e as pessoas que vem aqui ficam mesmo maravilhadas com tantas oportunidades que estão lançadas. Os espaços existem para quem quer se aperfeiçoar; os nichos estão abertos, os espaços estão aí para serem preenchidos. A população está tendo uma oportunidade que nunca teve”.

EUFORIA E DESABAFO

Esse posicionamento até certo ponto emocionado foi confirmado pela reportagem do Perfil News, que buscou a prefeita Marcia Moura, na manhã desta segunda-feira (24), para que ela desse seu parecer a respeito da chance formidável que a revista Veja deu a Três Lagoas (veja resumo da matéria abaixo), divulgando o crescimento do Município para todo o País e também para o Mundo, já que a mídia tem renome internacional.

Bastante eufórica com o positivismo da publicação, Marcia Moura não somente comentou a respeito, mas desabafou seu desejo em ver Três Lagoas cada vez mais desenvolvida e com a população tendo melhoria na qualidade de vida e também nas oportunidades econômicas. “Uma cidade que se projeta num curto espaço de tempo fez essa multiplicação de benefícios, quem é que mais leva vantagem? A população. Até pouco tempo a mulher não tinha onde trabalhar e hoje ela tem onde trabalhar; tem a creche, tem projeto social e tem outra perspectiva de vida”, observou a prefeita.

SISTEMA “S”

Para ela, hoje a cidade oferece trabalho para todos. “E nós temos o Sistema S para qualificar nossa mão de obra. Porque que trazem algumas pessoas para cá? Porque não estão encontrando aqui esse profissional [qualificado]”. Segundo Márcia, a oferta de cursos para qualificação profissional é considerada boa. “Além do Sistema S, temos com o governo do estado, com o governo federal, vários cursos e infelizmente alguns [cursos] não fecham turma [poucos alunos] porque não tem procura; precisamos qualificar mais ainda, por exemplo, o garçom e todos os profissionais de serviços, porque a cidade está qualificada em possibilidades para as pessoas crescerem e a Veja veio retratar essa realidade. Hoje quem quiser cresce e tem um planejamento de vida muito melhor.”

CRESCIMENTO PROFISSIONAL

Marcia Moura Lembrou também da vinda da Faculdade de Medicina e o Hospital Regional [que vai dar suporte para a universidade] como fator de crescimento profissional.

A satisfação em ver que o desenvolvimento socioeconômico de Três Lagoas foi estampado em reportagem de uma revista de renome internacional está expressa no semblante da prefeita que revelou que “o coração bateu forte”. Disse que após a divulgação do material da Veja muitas pessoas ligaram para ela parabenizando.

OUÇA ENTREVISTA EXCLUSIVA

DESAFIOS

No entanto, fez questão de frisar que a municipalidade tem ainda muitos desafios para serem ultrapassados, “mas está sendo muito gratificante porque a cidade está à mostra não só no Brasil, mas no Mundo”.

TERRA DO LOBISOMEN

Para Marcia, Três Lagoas hoje é uma referência. “E quem imaginava isso até 20 anos atrás? A gente era uma cidade do lobisomen. Dessa forma é que saiu no Jornal Nacional. Hoje Três Lagoas sai em toda a imprensa como a cidade que prolifera progresso; que tem parceria política e que é solidária com a população”.

Mas, observou que o desenvolvimento importa em crescimento de problemas. “A gente sabe do progresso e nós da administração acompanhamos, mas temos que cuidar da drenagem, do asfalto, da saúde, da creche, da segurança, e contamos com parceria também dos governos estadual e federal – temos apoio da presidente Dilma e da Câmara Municipal”.

CRÍTICA DE INVEJOSOS

As críticas, para Marcia Moura, não esmorecem seu trabalho à frente da administração de Três Lagoas. “Vejo como uma inveja muito grande, porque quando a pessoa não tem o que falar ela inventa… quer achar chifre em cabeça de égua, como dizem. Vejo como uma coisa muito triste porque a gente tem os nossos acertos, mas também temos nossos erros. A administração está aberta para todas as sugestões e críticas. Quem acha que alguma coisa não está boa venha e some em benefício da população. É muito fácil ficar de longe só criticando. Falavam que eu não construiria o aeroporto… está lá; falavam que a gente não trazia as empresas aéreas, a Azul, a Passaredo… está lá; falavam que eu não ia asfaltar ruas… já vamos abrir licitação; falavam que não ia inaugurar a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e ela está inaugurada; falam que eu não vou conseguir fazer drenagem na cidade e eu vou fazer drenagem levar asfalto para a população…”.

POPULAÇÃO FLUTUANTE

Observou que Três Lagoas tem um percentual de população flutuante considerável e isso amplia a preocupação em atender a todos no que se refere à saúde, educação e outras áreas. “Não somente na questão de creche, saúde, mas também em áreas como o setor imobiliário e isso [imigrantes] impacta a cidade. Então, falhas existem, mas nossa vontade de somar é muito maior. E tentam denegrir a nossa imagem… eu tenho até pena deles”, concluiu.

PARCERIA POLÍTICA

Tornou a observar a importância das autoridades políticas do Estado como forma de aporte de recursos para sustentar o crescimento da cidade. “Sempre solicitamos da bancada federal e do governo do estado o apoio, porque uma cidade não cresce sozinha. De cada 100 reais que a gente arrecada aqui só fica 16, 18 reais e o resto vai para o governo federal e essa verba tem que voltar para cá”. E também o apoio do Legislativo Três-lagoense e da vice-governadora Simone Tebet e do deputado estadual Eduardo Rocha foi lembrado por Marcia como fundamental para o desenvolvimento das ações de sua administração. “Porque que nós ganhamos esse hospital? Porque nós temos credibilidade política; porque temos companheiros. Somos uma somatória; ninguém vive sozinho”.

Marcia afirmou que quando encerrar seu mandato, daqui três anos, com uma cidade totalmente diferenciada. Inseriu aí a ação do empresariado como outro ponto que favorece o crescimento do Município. “Eles sabem que aqui a gente tem palavra, tem união política, tem uma população que responde a todas essas oportunidades”, argumentou.

ELEIÇÕES 2014

Como este é um ano de eleições, Marcia tem sido assediada constantemente para tomar posicionamento quanto ao seu apoio, especialmente na sucessão do governador André Puccinelli. Dentre os pré-candidatos, o nome do senador Delcidio do Amaral (PT), que ap oiou a prefeita em sua investida à reeleição. Marcia, inclusive, tem tido várias conversas com o parlamentar e recentemente o recepcionou na cidade. “O senador Delcídio tem sido muito atencioso e tem feito um trabalho muito bom conosco e nos recebe sempre, em Brasília, assim como o senador Moka [Waldemir, PMDB)], mas nós temos um partido. O PMDB tem um ícone político que é o governador André Puccinelli. Então a última palavra é dele, junto como nossa vice-governadora Simone Tebet. E é a dupla que nós vamos ouvir e estamos em constante diálogo. Fui recepciona-lo [Delcidio] como nosso senador da República e nós aproveitamos para pedir… apoio no PAC 2, que as emendas possam ser logo liberadas, pois quem ganha é a cidade que precisa sim do apoio político”.

Ao finalizar, Marcia enfatizou que “todo o arranjo [negociações] político tem que ser para o Estado ganha. Muito obrigada, também, ao Perfil News por suas sugestões, suas ponderações sempre a favor de uma cidade produtiva e das oportunidades e transformações sempre para melhor”.

Onde estão os bons salários, afirma reportagem da Veja

Este o título da matéria de dez páginas que a Veja dedicou para tratar sobre o “Mapa da oportunidade” em dez cidades brasileiras que mais oferecem chances de emprego, com salários de R$ 5 mil ou mais. Entre elas, em terceiro lugar, Três Lagoas, a cidade que mais cresce em Mato Grosso do Sul, gerando bilhões em arrecadação e ofertando vagas de emprego em várias profissões.

“O país está perdendo postos de trabalho de qualidade, mas algumas cidades do interior fogem à regra. Conheça os municípios que lideram a criação de vagas de mais de 5.000 reais”. É o lead da matéria onde aprece Três Lagoas (em 3°lugar) e também Dourados (2° lugar). O primeiro lugar é Itabira, em Minas Gerais.

Com uma população de 109.633 habitantes, Três Lagoas, na reportagem, oferece uma qualidade de vida alta para quem procura emprego. Os profissionais mais procurados são engenheiros e técnicos da indústria química.

Mas a reportagem afirma que “O melhor ainda está por vir”. A matéria inicia enfatizando que “há dez anos, asfalto era um luxo em Três Lagoas, cidade sul-mato-grossense localizada na divisa com São Paulo. Desde então, mais de 60% das vias já foram pavimentadas e carrões importados de todas as marcas circulam pelas ruas. Nesse período, a cidade recebeu 54 indústrias e investimentos de 12 bilhões de reais”.

O texto segue enaltecendo o crescimento da cidade. “Vem muito mais pela frente. Somente a fábrica de celulose Eldorado Brasil investirá 7,5 bilhões de reais na duplicação de sua planta industrial. Um hospital, o terceiro da cidade, e um shopping serão inaugurados em breve. Com a demanda maior que a oferta, as seis escolas particulares da cidade estão em constante reforma para abrigar os novos alunos, principalmente os que acabam de desembarcar na companhia dos pais recém-empregados pelas empresas locais”.

“O setor de papel e celulose é um dos mais aquecidos. Como o ciclo de exploração da madeira é de no mínimo 21 anos, Três Lagoas tem garantidas mais duas décadas de crescimento e de geração de emprego. O setor exigirá profissionais de nível técnico e engenheiros químicos e de produção. A indústria química também promete criar vagas. Em setembro deste ano, a Petrobras inaugurará em Três Lagoas a sua quarta fábrica de fertilizantes no Brasil. Os 2 bilhões de reais envolvidos no projeto resultarão em 400 novos empregos nas áreas de engenharia, administração e em funções técnicas”.

“A demanda por moradia de qualidade tem feito florescer condomínios e casas de alto padrão. Nos fins de semana, o Rio Sucuriú, um afluente do Rio Paraná, fica apinhado de jet skis, a principal oção de lazer local”.


Prefeita Marcia Moura aponta na foto aérea afixada em seu gabinete o crescimento socioeconomico da cidade de Três Lagoas (Foto; Léo Lima)

Retrato do crescimento de Três Lagoas na Veja emociona prefeita Marcia

A Fibria (ex-VCP) foi a precursora no segmento de celulose em Três Lagoas, onde 30% da sua produção é entregue na International Paper, indústria de papel instalada no mesmo territorial. As duas geram centenas de empregos (Foto: Ricardo Ojeda)

Retrato do crescimento de Três Lagoas na Veja emociona prefeita Marcia

Retrato do crescimento de Três Lagoas na Veja emociona prefeita Marcia

Retrato do crescimento de Três Lagoas na Veja emociona prefeita Marcia

Retrato do crescimento de Três Lagoas na Veja emociona prefeita Marcia

Ao final da entrevista a prefeita Marcia Moura agradeceu ao Perfil News pelas publicações elencados o desenvolvimento de Três Lagoas (Foto: Léo Lima)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.