24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saldo de empregos no MS cresce 36% impulsionado pela agropecuária

21/07/2018 07h22

Em cenário nacional número de empregos criados foi de 392,4 mil

Redação

As informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgadas nesta sexta-feira (20), apontam para um fechamento de semestre positivo no saldo de empregos em Mato Grosso do Sul.

No 1º semestre de 2017, a variação absoluta foi de 4.271 empregos contra 5.821 neste ano, resultando em um crescimento de 38%, na comparação entre os dois períodos.

No cenário nacional, a tendência também demonstra resultados positivos, ainda que mais modesto, visto que o acumulado deste ano (janeiro a junho), o saldo é de 392.461 empregos, implicando em um crescimento de 1,04%.

Se a comparação for ampliada para os últimos 12 meses (julho de 2017 a junho de 2018), o resultado é menor, mas, ainda positivo com 280.093 postos de emprego criados, representando 0,74%.

Com relação ao desempenho por setor econômico, as atividades agropecuárias obteram melhores resultados, com saldo de 40,917 empregos criados em junho, o que implicou em uma expansão de 2,58%. Já o comércio teve o pior resultado do mês, com retração de – 0,23% ou saldo negativo de – 20.971 vagas.

ANÁLISE ECONÔMICA

De acordo com a economista e consultora de mercado financeiro, Adriana Mascarenhas, o resultado positivo na agropecuária não deve ser desmerecido, mas, é preciso destacar que acompanha períodos sazonais de colheitas (milho segunda safra, seringueira e eucalipto).

“Na época de colheita aumenta o número de empregos temporários, ainda mais em dois cultivos com resultados tão positivos. Porém, é preciso avaliar com cautela já que até o final do ciclo as contratações caem e os desligamentos aumentam”, explica.

Sobre o setor do comércio, a economista avalia que a retração do comércio ainda é resultado da crise financeira brasileira intensificada em 2017, a qual abalou a confiança dos consumidores e empresários.

“O melhor termômetro para analisar a recuperação do mercado é a construção civil, pois quando o setor melhora, os demais acompanham o crescimento. No entanto, as sucessivas crises na política nacional refletem no desinteresse de novos investidores, bem como no desemprego interno”, conclui.

(*) Correio do Estado

No estado, setor totaliza duas colheitas: milho safrinha e seringueira - Foto: Divulgação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.