21.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde de Três Lagoas prepara Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe

19/04/2018 16h00

Vacina estará disponível em todas as unidades básicas de Saúde, a partir de segunda-feira (23) e obedecerá a cronograma da Secretaria Estadual de Saúde

Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Coordenação do Setor de Imunização, prepara-se para iniciar a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza.

Segundo foi previamente anunciado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, a vacinação, neste ano, começa na segunda-feira, 23 de abril, e se estenderá até dia 1º de junho, e o “Dia D”, dia de mobilização nacional da Campanha será no segundo sábado de maio, dia 12, véspera do Dia das Mães.

Nesta campanha, “estaremos seguindo um cronograma, proposto pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Superintendência Geral de Vigilância em Saúde de Mato Grosso do Sul, devido ao escalonamento de entrega das vacinas a cada Município”, informou a coordenadora do Setor de Imunização da SMS de Três Lagoas, enfermeira Humberta Azambuja.

Devido a esse escalonamento de entrega, proposto também pelo Instituto Butantã, de São Paulo (SP), laboratório que fornece as vacinas para todo o Brasil, nesta primeira fase da Campanha, no período de 23 de abril a 12 de maio, serão vacinadas apenas as pessoas pertencentes “aos grupos prioritários”.

Estão incluídas nesses “grupos prioritários” as seguintes pessoas: trabalhadores e trabalhadoras da Saúde; crianças de 06 meses a 05 anos incompletos; gestantes em qualquer mês de gravidez; puérperas (mulheres em recuperação após o parto); e professores e professoras, provando, por crachá ou holerite, que estão no exercício da profissão.

“As pessoas precisam estar atentas a este cronograma, porque será rigorosamente seguido na Campanha de Vacinação de 2018. Cada grupo possui um período específico para ser atendido”, frisou a enfermeira Humberta.

No período de 12 a 21 de maio, serão vacinados os idosos, acima de 60 anos. A vacinação dos demais grupos será a partir do dia 21 de maio e se estenderá até 1º de junho.

Estão inseridos nesses grupos: povos indígenas; adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos de idade, em cumprimento de medidas socioeducativas; população carcerária e servidores do sistema prisional; e as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente de idade.

“Para essas pessoas, com doenças crônicas, é importante que providenciem, desde já e com antecedência, a receita médica, específica para a vacina contra a gripe”, orientou Humberta. “Sem a receita médica em mãos, essas pessoas não poderão ser vacinadas”, ressaltou a enfermeira.

HORÁRIO DE VACINAÇÃO NAS UNIDADES

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza começa oficialmente, na segunda-feira (23), em todas as unidades de Atenção Básica de Saúde, ou seja, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nas unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) da SMS, seguindo horário específico de atendimento, divulgado pela coordenação de cada unidade.

O horário de vacinas, a partir de segunda-feira (23) e durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe será o seguinte: na Vila Piloto, das 7h30 às 11h e das 13h às 15h; São Carlos (Nova Três Lagoas), das 7h30 às 10h e das 12h às 16h; Santa Rita, das 7h30 às 16h; Jardim Maristela, das 7h30 às 11h; Vila Haro, 7h30 às 16h; Vila Alegre, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30; Vila Nova (Miguel Nunes), das 7h30 às 16h; em Jupiá, das 7h às 11h e das 12h às 14h; Santa Luzia (Residencial Novo Oeste), das 8h às 16h; no Interlagos, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h; Santo André, das 8h às 10h30 e das 13h às 15h30; Paranapungá, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h30; Jardim Atenas, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h30; e na unidade de Saúde de Arapuá, das 6h às 15h.

“É importante que as pessoas se acostumem a ter sempre em mãos a carteira de vacina, para que a situação vacinal esteja sempre atualizada”, recomendou Humberta.

POPULAÇÃO ESTIMADA

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, a população estimada, que constitui o público alvo desta Campanha de Vacinação, representa em torno de 737,39 mil pessoas. A meta desta campanha é vacinar, pelo menos, 90% desse total da população estimada de Mato Grosso do Sul.

A estimativa populacional é usada pelo Ministério da Saúde como critério de distribuição do número de doses da vacina a cada Município, como explicou Humberta.

Segundo essa estimativa populacional, Três Lagoas receberá “o número suficiente de doses, seguindo o escalonamento anunciado das entregas para atendimento de cada grupo do público alvo desta Campanha”, observou a coordenadora de Imunização.

Estima-se que Três Lagoas possui: 7.680 crianças, na faixa etária de 06 meses a 05 anos incompletos; 1.525 gestantes; 251 mulheres puérperas; 10.406 idosos acima de 60 anos; 3.153 trabalhadores da Saúde; e em torno de 600 professores e professoras em escolas públicas e particulares.

Os principais sintomas da gripe, causada pelo vírus influenza, são: febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. As complicações mais comuns são pneumonias e demais dificuldades respiratórias.

A orientação dos profissionais da Saúde é que o paciente, com sintomas de gripe, procure imediatamente a Unidade de Saúde, mais próxima de sua casa, para o adequado diagnóstico e tratamento devido.

(*) Assessoria de Comunicação

A vacinação, neste ano, começa na segunda-feira, 23 de abril, e se estenderá até dia 1º de junho (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.