24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde de Três Lagoas promove palestras de orientações no combate ao Aedes aegypti

12/03/2018 16h59

Palestras com distribuição de material educativo foram apresentadas pela equipe de Promoção da Saúde

Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio de equipes do Setor de Promoção da Saúde do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento, promoveu várias palestras de educação e orientações no combate ao Aedes aegypti, nas escolas e outros locais, no decorrer do mês de fevereiro.

As equipes de Promoção da Saúde estiveram na Escola Estadual Padre “João Thomes”, na Vila Piloto, no período de 24 a 27 de fevereiro, quando proferiram palestras aos alunos do ensino médio e aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

As palestras de orientação, com distribuição de material educativo, tiveram a participação das agentes de endemias, Angela Maciel Barrios e Marisa Lopes Schroeder Batista.

O mesmo trabalho de educação e prevenção foi realizado também na Praça Senador “Ramez Tebet”, no período da manhã do dia 24 de fevereiro, com a participação de representantes de vários Setores do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento.

Além disso, as equipes de Vigilância em Saúde estiveram também na Unidade II do Campus Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 16 de fevereiro, quando proferiram palestra a um grupo de acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina.

Nessa ocasião, participaram o coordenador do Setor de Vigilância Sanitária, médico veterinário, Christovam Bazan Neto; coordenadora do Setor de Entomologia, bióloga Geórgia Medeiros Castro Andrade; e a agente de endemias, Angela Barrios.

“Junto com as orientações sobre o combate ao Aedes aegypti, falamos também sobre a posse responsável de animais domésticos de estimação e os cuidados de saúde que esses animaizinhos precisam”, informou Geórgia.

Recentemente, as agentes de endemias, acompanhadas da bióloga Geórgia, estiveram também nas Escolas Municipais, Professora “Eufrosina Pinto” e “Júlio Fernandes Colino”, com a mesma finalidade de “levarmos aos alunos dessas escolas as orientações sobre o combate à proliferação do Aedes aegypti e a prevenção de doenças que podem ser transmitidas por esse mosquito”, comentou Geórgia Medeiros.

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO

A equipe de Promoção à Saúde divulgou também a programação de palestras, a serem realizadas no decorrer do mês de março.

Nesta terça-feira (13), a equipe da Saúde estará na Escola Municipal “Olyntho Mancini”, no Bairro Vila Haro, nos períodos matutino e vespertino.

Na Vila Haro, a Promoção à Saúde estará orientando os estudantes do Ensino Fundamental e de Educação Infantil sobre o combate ao Aedes aegypti e sobre as doenças que podem ser prevenidas com a eliminação dos criadouros.

Ainda nesta semana, na sexta-feira (16), a equipe estará na Empresa Fatex, no período da manhã, para falar às trabalhadoras sobre a “Saúde da Mulher”.

No dia 19, as equipes de Promoção à Saúde voltam, no período da manhã e à tarde, à Escola Municipal “Eufrosina Pinto”, para falar sobre a importância da água.

O mesmo tema da importância da água será levado às Escolas “Olyntho Mancini” (dia 20) e “Júlio Fernandes Colino” (dia 21), nos períodos da manhã e à tarde.

No dia 25, domingo, a equipe da Saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará no Campo de Futebol do Bairro São João, no período da manhã para levar orientações de prevenção e cuidados sobre animais peçonhentos.

Continuando a programação de ações previstas para março, a equipe de Promoção à Saúde estará na Escola Municipal General “Nelson Custódio de Oliveira”, no dia 26, pela manhã e à tarde, voltando ao tema do combate ao Aedes aegypti e doenças relacionadas a esse mosquito.

Segundo consta na programação, a equipe da Saúde irá permanecer na Escola General “Nelson Custódio de Oliveira” nos dois períodos, até o dia 29.

(*) Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Três Lagoas

(Fotos: Divulgação/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.